Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolo de Castanha com Erva Doce

Este bolinho foi um pedido especial da Catarina, d' "O meu útero" , que estava com desejos de qualquer coisa com castanha, que fosse endo-friendly, alinhado com a dieta que ela segue para minimizar os sintomas da endometriose. Caso não conheçam, espreitem a página dela. A Catarina partilha imensa informação, e é uma miúda espetacular que está a tentar mudar a forma como o mundo vê a endometriose, e a forma como as pessoas lidam com a doença - a começar por ela. Apesar de felizmente eu não fazer do crescente número de mulheres que têm endometriose, vou tentando, com a ajuda da Catarina, partilhar algumas receitas que possam ser feitas por quem segue uma dieta endo-friendly.

 

Posto isto, Catarina, aqui vai :) Começei com colocar no processador de comida 2 chávenas (2 cups) de farinha de castanha, 1 chávena de farinha de trigo sarraceno, 1 chávena de xarope de agave, 1/2 chávena de azeite, 1 colher de sopa de erva doce, uma pitada de gengibre em pó e 3 gemas. Enquanto o processador fazia o seu trabalho, bati as 3 claras em castelo, e juntei à mistura. Levei ao forno, numa forma de silicone (mas se usarem outra, podem forrar com papel vegetal), cerca de 40 minutos a 180º.

 

Quando desenformei, juntei mais um fio de xarope de agave e lascas de côco desidratadas, para lhe dar aquele toque mais chique ;) e um pouco mais de sabor. Como me disse a querida Sofia, este bolo sabe a Outono ;) Não podia concordar mais. Eu diria que sabe a broa de mel, e fica perfeito acompanhado de um chá quentinho, debaixo da mantinha no sofá, a ver a chuva lá fora :)

 

 

2018-11-07 01.42.41 1.jpg

 

 

2018-11-07 01.42.40 1 (2).jpg

 

 

2018-11-07 01.42.33 1.jpg

 

 

Ingredientes:

2 chávenas de farinha de castanha (1 cup = 250g)

1 chávena de farinha de trigo sarraceno

1 chávena de xarope de agave

1/2 chávena de azeite

1 colher de sopa de erva doce

1 pitada de gengibre em pó

3 ovos

 

Separar as gemas e as claras, e juntar bater todos os ingredientes no processador à excepção das claras. Bater as claras em castelo e envolver. Levar ao forno 40 mins a 180º. Servir acompanhado de um chá quentinho, e sentir o sabor a Outuno :)

 

Boas receitas!