Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolo de Cacau e Avelãs

Já sabem que sou uma gulosa do pior, certo? Nas últimas semanas fiz este bolo 2 vezes, uma versão com ovos, e uma vegan, e acho que está no meu top de bolos preferidos de sempre. A versão vegan parece um cruzamento entre um brownie de chocolate e nutella caseira saudável, e tive de partilhar com os meus colegas de trabalho sob risco de o comer todo sozinha de uma assentada :P

 

Começei por demolhar uma chávena de avelãs (200 g) durante 24h, para as tornar de mais fácil digestão. [Duma forma geral não posso abusar de frutos secos, mas demolhando-os a coisa torna-se mais fácil ;)] Depois de demolhadas, passei-as bem por água e triturei no processador de comida durante alguns minutos até ficar num estágio entre a farinha e a manteiga de avelãs. A isto juntei 200g de farinha de arroz integral, cerca de 100ml de xarope de ácer, 2 colheres de sopa de manteiga de côco, 50g de cacau cru em pó e 2 ovos. Bati tudo e levei ao forno cerca de 30 mins a 180º.

 

Na versão vegan omiti os ovos, e juntei aquafaba, e 1 colher de chá de goma xantana. Para fazer a aquafaba usei a água de 1 lata de grão bio, que bati até ficarem com uma textura semelhante às claras em castelo, e envolvi suavemente no resto do preparado. Ficou delicioso. Crocante por fora, e húmido por dentro, e com aquele sabor delicioso do cacau com avelãs.

 

Experimentem barrar com um pouco de manteiga de côco e digam-me se não é de chorar por mais?! ;)

 

 

DSC02690 b.jpg

 

DSC02701 b.jpg

 

 

Ingredientes:

200g de avelãs trituradas (demolhadas)

200g de farinha de arroz integral

100ml de xarope de ácer

2 colheres de sopa de manteiga de côco

50g de cacau cru em pó

2 ovos

 

Para a versão vegan - omitir os ovos e juntar:

Aquafaba (água de 1 lata de grão batida até ficar com a consistância de claras em castelo)

1 colher de chá de goma xantana

 

Demolhar as avelãs durante algumas horas. Lavar bem, triturar no processador até parecer quase uma manteiga. Juntar os restantes ingredientes e levar ao forno 30 mins a 180º. Barrar com manteiga de côco e revirar os olhos ;)

 

Boas receitas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.