Bolo de Cacau e Avelãs
Já sabem que sou uma gulosa do pior, certo? Nas últimas semanas fiz este bolo 2 vezes, uma versão com ovos, e uma vegan, e acho que está no meu top de bolos preferidos de sempre. A versão vegan parece um cruzamento entre um brownie de chocolate e nutella caseira saudável, e tive de partilhar com os meus colegas de trabalho sob risco de o comer todo sozinha de uma assentada :P
Começei por demolhar uma chávena de avelãs (200 g) durante 24h, para as tornar de mais fácil digestão. [Duma forma geral não posso abusar de frutos secos, mas demolhando-os a coisa torna-se mais fácil ;)] Depois de demolhadas, passei-as bem por água e triturei no processador de comida durante alguns minutos até ficar num estágio entre a farinha e a manteiga de avelãs. A isto juntei 200g de farinha de arroz integral, cerca de 100ml de xarope de ácer, 2 colheres de sopa de manteiga de côco, 50g de cacau cru em pó e 2 ovos. Bati tudo e levei ao forno cerca de 30 mins a 180º.
Na versão vegan omiti os ovos, e juntei aquafaba, e 1 colher de chá de goma xantana. Para fazer a aquafaba usei a água de 1 lata de grão bio, que bati até ficarem com uma textura semelhante às claras em castelo, e envolvi suavemente no resto do preparado. Ficou delicioso. Crocante por fora, e húmido por dentro, e com aquele sabor delicioso do cacau com avelãs.
Experimentem barrar com um pouco de manteiga de côco e digam-me se não é de chorar por mais?! ;)
Ingredientes:
200g de avelãs trituradas (demolhadas)
200g de farinha de arroz integral
100ml de xarope de ácer
2 colheres de sopa de manteiga de côco
50g de cacau cru em pó
2 ovos
Para a versão vegan - omitir os ovos e juntar:
Aquafaba (água de 1 lata de grão batida até ficar com a consistância de claras em castelo)
1 colher de chá de goma xantana
Demolhar as avelãs durante algumas horas. Lavar bem, triturar no processador até parecer quase uma manteiga. Juntar os restantes ingredientes e levar ao forno 30 mins a 180º. Barrar com manteiga de côco e revirar os olhos ;)
Boas receitas!