Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolo de Banana e Nozes com Mel

O meu pai é apaixonado por nozes. Adora tudo o que leva noz, e frutos secos duma forma geral, incluindo gelados de noz, strudels de amêndoa, e tranças de noz com mel, nas quais me inspirei para esta receita. E acontece que o meu querido pai fez anos recentemente e eu queria fazer-lhe um bolo saudável q.b., mas decadente o suficiente para dizer "parabéns papá, gosto muito de ti". Aquele miminho, sabem? Até porque o meu pai - e toda a família duma forma geral - são muito gulosos e eu não queria desapontar ;)

 

Para fazer a massa do bolo bati na liquidificadora 2 bananas bem maduras às quais juntei 2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa, 1/2 chávena de óleo de côco derretido, 2 ovos, 1 colher de café de baunilha em pó, 1 colher de chá de canela e triturei bem até ficar cremoso. Depois juntei 1 chávena e meia de farinha de espelta (versão sem glúten mais abaixo), 1/2 chávena de farinha de arroz, 3/4 de chávena de xarope de ácer e bati mais um pouco. Por fim, juntei 1 chávena de nozes pecã e 1/2 de nozes normais e triturei um ou 2 minutos, por forma a acabar com uma massa cremosa, mas com alguns pedacinhos de nozes pelo meio. Usei 1 chávena de nozes pecã em vez de usar apenas nozes normais, porque  as primeiras são mais doces.  

 

Antes de juntar esta massa à forma previamente forrrada com papel vegetal, juntei 1 colher de chá de fermento em pó, envolvi com a espátula sem mexer demasiado. Depois de o colocar na forma, levei o bolo ao forno pré-aquecido a 180º graus, onde ficou cerca de 45 minutos.

 

Entretanto deixei o bolo arrefecer totalmente, e preparei a cobertura. Parti 1/2 chávena e nozes (já experimentei com nozes normais e pecã, e ambas ficam ótimas) em pedaços pequenos, e coloquei-os numa frigideira a tostar uns minutos. Quando estavam a começar a ficar do meu agrado (bem tostadinhas, mas sem queimar), juntei 1 colher de sopa de mel e mexi bem. Não demora mais do que 1 minuto a caramelizar, e convém retirar logo do fogo para evitar que passe do ponto. Retirei as nozes para uma taça, e com a frigideira ainda quente, caramelizei 3 colheres de sopa de mel com 1 colher de chá de ghee (podem usar manteiga normal, ou omitir). 

 

Para finalizar, espalhei as nozes pelo bolo de forma homogénea, e coloquei o "molho de mel" por cima. O bolo ficou fofinho, como se quer, e a cobertura funcionou às mil maravilhas para (tentar) convencer a família de que as minhas receitas saudáveis também podem ser deliciosas. As nozes caramelizadas deram-lhe aquele toque extra que tornou um bolo relativamente banal, embora delicioso, num momento especial. Foi um grande sucesso ;) 

 

Entretanto, voltei a reproduzir esta receita, desta vez sem glúten, para uma jantarada com amigos com algumas restrições nesse campo, e até acho que gosto mais desta versão! Substituí a farinha de espelta por uma mistura de farinha trigo sarraceno e lucuma (só porque gosto do sabor) e goma xantana para ajudar a ligar a massa (quantidades exatas em baixo).

 

 

DSC02409 b.jpg

 

 

DSC02403 b.jpg

 

 

IMG_20171112_150603 c.jpg

 

 

Ingredientes - versão com glúten/ sem glúten:

2 bananas maduras

2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa

1/2 chávena de óleo de côco derretido

2 ovos

1 colher de café de baunilha em pó

1 colher de chá de canela

1 + 1/2 chávenas de farinha de espelta/ 1 chávena de farinha de trigo sarraceno + 1/2 chávena de lucuma

1/2 chávena de farinha de arroz

3/4 de chávena de xarope de ácer

1 chávena de nozes pecã

1/2 chávena de nozes normais

1 colher de chá de fermento em pó

 

Para a cobertura:

1/2 chávena de nozes/ nozes pecã

4 colheres de sopa de mel

1 colher de chá de ghee (ou manteiga)

 

Nota: eu costumo usar uma medida de chávena/ "cup" que corresponde +/- a 200g (o standard é 250g).

 

 

Bater os ingredientes todos à excepção das nozes e do fermento até formar uma pasta cremosa. Juntar as nozes e bater novamente de forma a ficar com pedacinhos pequenos de nozes. Juntar o fermento, envolver e levar ao forno pré-aquecido a 180º graus, cerca de 45 minutos.

Para a cobertura, colocar 1/2 chávena de nozes partidas numa frigideira a tostar. Quando estiverem tostadas, juntar 1 colher de sopa de mel, mexer bem e retirar do lume. Aproveitar a frigideira ainda quente para caramelizar 3 colheres de sopa de mel com 1 colher de chá de ghee.

Colocar as nozes em cima do bolo, devidamente arrefecido, e finalizar com o "molho de mel".

 

 

Bom proveito, e boas receitas!