Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolo de Ananás (quase) sem Açúcar

Fiz este bolo para o aniversário da minha mãe, que é diabética. Tentei substituir o açúcar por alternativas mais toleradas por diabéticos, mas como a receita leva a calda do ananás, não foi 100% eficaz. 

 

Dado que a minha mãe é muito tradicional na cozinha, queria fazer um bolo que se parecesse com o mais possível com o bolo de ananás caramelizado, que ela adora. A receita que segui foi a do site Petiscos: 

http://www.petiscos.com/receita.php?recid=26993&catid=30

 

Em vez de caramelo, utilizei xarope de ácer, apenas o suficiente para cobrir o fundo, e em vez das 150g de açúcar utilizei 125g de açúcar de côco, que tem um baixo índice glicémico. Margarina, usei sem lactose, para poder comer também ;) O resto da receita, segui à risca. 

 

Comecei por bater as gemas com o açúcar até ficar cremoso, e fui juntando aos poucos a farinha com o fermento, alternando com a calda do ananás. Entretanto, e enquanto batia as claras em castelo na batedeira, forrei uma forma com um pouco de manteiga sem lactose, cobri o fundo com xarope de ácer e dispus o ananás por cima. Quando as claras estavam no ponto, incorporei na restante mistura, sem mexer em demasia para as claras não abaterem e o bolo ficar fofo. No final, levei ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 40 minutos.

 

La mamma adorou a surpresa :) :) :) Para mim ficou ótimo, doce o suficiente sem se tornar enjoativo. Espero que gostem também.

 

20160521_165246 b.jpg

Ingredientes:

Xarope de ácer

4 ovos

125g de açúcar de côco

200g de farinha

150g de margarina sem lactose

1 colher de chá de fermento

 

Boas receitas!