Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolo de Abóbora e Frutos Secos

Este foi um fim de semana muito produtivo. Depois de uma série de fins de semana fora, e algumas semanas com muito trabalho, finalmente consegui ter algum tempinho para me "perder" na cozinha. Já tinha muitas saudades de poder testar e inventar receitas com tempo, e cozinhar não por necessidade, mas por prazer.

 

Esta foi uma das várias receitas que fiz, e que vou partilhando ao longo da semana. Começei por assar uma abóbora manteiga no forno, embrulhada em papel de prata para acelerar o processo, durante cerca de 30/ 40 minutos. Depois de assada deixei arrefecer e retirei sementes e cascas (que guardei para fazer umas deliciosas chips que hei de partilhar também em breve).

 

Coloquei a polpa num processador de comida, juntamente com 150g de pasta de tâmaras, 200g de frutos secos picados (cerca de 75g de amêndoas + 120 de castanha do maranhão e nozes pecã), 50g de farinha de milho, 1 colher de chá de canela, 2 colheres de óleo de côco e 2 colheres de sopa de linhaça de pó, que dilui numa chávena de leite de côco.

 

Triturei tudo até unir bem, mas ficando ainda com alguns pedaços (pequenos) de frutos secos e coloquei a mistura num recipiente devidamente forrado com papel vegetal e óleo de côco.

 

Como a mistura leva pouca farinha, e a ideia era ficar um bolo bastante húmido, levou algum tempo do forno até ficar com a consistência desejada. No meu forno cozinhou cerca de 1h a 180º, mas vai depender do vosso forno. Antes de desenformar, deixem descansar na forna alguns minutos, caso contrário, poderá desfazer-se.

 

Depois de frio, cortei em cubos, e finalizei com um fio generoso de geleia de côco. Soube tão bem, deliciarmo-nos com este bolinho húmido - quase a fazer lembrar o pudim de pão, mas muito mais nutritivo e saudável - com sabor e um cheirinho maravilhoso a Outono ;)

 

IMG_20161016_161201.jpg

 

IMG_20161016_145410.jpg

 

 Ingredientes:

350g de polpa de abóbora assada

150g de pasta de tâmaras (ou tâmaras trituradas)

200g de frutos secos picados

50g de farinha de milho

1 chávena de leite de côco

2 colheres de sopa de linhaça

2 colheres de sopa de óleo de côco

1 colher de chá de canela

Geleia de côco (ou outro adoçante líquido a gosto)

 

Boas receitas!

4 comentários

Comentar post