Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolachas de Cânhamo e Alfarroba

Para mim, poucas coisas batem a combinação perfeita entre a manteiga de amêndoa e tâmaras medjool - um snack/ sobremesa que me tenho vindo a aperceber, há muito boa gente por aí a apreciar. Bom gosto, malta ;) Mas, não sei se sabem, há uma coisa que fica MARA-VILHOSA com estes dois: a alfarroba. Há alguns meses tive o prazer de experimentar uma manteiga de amêndoa com alfarroba, e desde então, adoro fazer o que seja que combine estes 3 ingredientes, como por exemplo estes crepes, que são de revirar os olhos ;)

 

Um destes dias, resolvi fazer umas bolachas que combinassem estes ingredientes, e outros, para as tornar (ainda) mais nutritivas. A primeira tentativa ficou pouco doce, e a textura não ficou exatamente a meu gosto, mas esta segunda versão... OH MEU DEUS, esta segunda versão. Que perdição :P

 

A receita é muito simples, e podem simplificá-la ainda mais substituindo, por exemplo, a farinha de trigo sarraceno por farinha de arroz, ou ambas por outra que tenham em casa. Simplifiquem, mas não deixem de as experimentar ;) Começei por colocar as tâmaras no processador de comida, e triturar até ficarem bem picadas, caso contrário corría o risco de ficar com pedações de tâmara nas bolachas. Depois fui juntando os restantes ingredientes, e triturando, até ficar com uma pasta homogénea. Quase que apetecia comer à colher, ou fazer bolinhas energéticas com elas. Retirando o polvilho, talvez não seja mal pensado ;)

 

Por fim, formei bolinhas, que espalmei cuidadosamente com a palma da mão, e com a ajuda de um pouco de água, caso contrário a massa cola a TODO O LADO, e levei as bolachinhas ao forno durante cerca de 20 mins, a 170º. Quando as retirarem do forno, deixem-nas repousar um pouco antes de lhes mexer, caso contrário podem-se desfazer. Enquanto arrefece, aproveitem para preparar um cházinho para acompanhar estas gulosas bolachas de cânhamo e alfarroba ;) 

 

 

DSC02180 b.jpg

 

DSC02206 d.jpg

 

DSC02207 c.jpg

 

 

Ingredientes:

8 tâmaras medjool

1/2 chávena de farinha de trigo sarraceno

3/4 de chávena de farinha de arroz integral

(podem usar apenas farinha de arroz ou de trigo sarraceno, eu usei ambas porque não tinha quantidade suficiente de nenhuma delas ;))

1/4 de chávena de farinha de amêndoa

1/2 chávena de sementes de cânhamo

1/2 chávena de farinha de alfarroba

1/2 chávena de xarope de ácer

1/4 de chávena de óleo de côco

2 colheres de sopa de polvilho doce

2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa

 

1 chávena = 1 cup = 200ml

 

Bater todos os ingredientes num processador de comida, formar bolinhas, e espalmar cuidadosamente com ajuda de um pouco de água para não colar às mãos. Levar ao forno pré-aquecido, cerca de 20 mins a 170º. Deixar arrefecer um pouco antes de lhes mexer. 

 

Boas receitas!!