Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolachas de Aveia e Tomate Seco

Estas bolachinhas ficam maravilhosas só por si, ou com uma pasta de grão ou feijão como esta que publiquei há uns tempos. Adoro fazer estas bolachas como entrada quando recebo convidados para jantar, ou para levar para petiscadas em casa de amigos. São relativamente simples de preparar, e fazem sempre sucesso.

 

A receita original é do livro "Cozinha Vegetariana para quem quer ser saudável", da Gabriela Oliveira com alguns pequenos ajustes. Numa taça juntei a aveia (usei aveia sem glúten, mas poderão usar aveia normal se preferirem), a farinha de arroz, o tomate seco picado, algumas folhas de tomilho fresco, o alho em pó, o manjericão e oregãos secos, e o sal, e envolvi bem com um garfo. Depois juntei o azeite e a água, amassei um pouco e formei uma bola que levei ao frigorífico cerca de 30 mins embrulhada em película aderente. Em vez de azeite normal, gosto de juntar o azeite que vem no frasco do tomate seco. Acentua imenso o sabor das bolachas, sem grande esforço.

 

Dado que usei farinha de arroz, optei por moldar as bolachas à mão em vez de as estender, porque a massa torna-se menos maleável dado não ter glúten. Moldei pequenas bolas (cerca de 1 colher de sopa) que fui espalmando com os dedos e a mão até ficarem com cerca de meio cm de altura. Ficam mais rústicas do que as originais, mas nem por isso menos saborosas. E com a vantagem de que não têm glúten.

 

Finalmente, levei-as ao forno cerca de 15 mins a 180º, até estarem douradas. Quando estiverem frias é só desfrutar, ou guardar numa caixa/ frasco para mais tarde se deliciarem ;)

 

IMG_20161203_160714 c.jpg 

 

 Ingredientes:

1/2 chávena de aveia

1/2 chávena de farinha de arroz

1 colher de sopa de tomate seco

1 colher de sopa rasa de tomilho fresco

1 colher de café de sal fino

1 colher de café de manjericão seco

1/2 colher de café de oregãos secos

1/2 colher de café de alho em pó

1 colher de sopa de azeite (usei o do tomate seco)

1/4 de chávena de água

 

Boas receitas!!

 

E um excelente fim de semana ;)