Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolachas de Aveia e Limão

A pedido de várias famílias, decidi publicar a receita das bolachas de aveia e limão. A receita é muito parecida com a dos quadradinhos de aveia e canela, com pequenos ajustes. Mantive a base da receita, porque em equipa vencedora não se mexe, e a combinação da aveia com a farinha de milho é simplesmente maravilhosa, na minha humilde opinião :)

 

Estas bolachas são perfeitas para fazer quando precisamos dum docinho rapidamente caso contrário varremos a despensa toda, e não no bom sentido ;) ou quando temos visitas surpresa, porque demoram 5 minutos a preparar, levam poucos ingredientes e cozinham em 10 minutos. Depois convém só deixar arrefecer um pouco antes de servir, para evitar que quebrem.

 

Numa taça coloquem 2 chávenas de aveia (poderão usar sem glúten, sem forem alérgicos ou intolerantes), 2 chávenas de farinha de milho, 2/3 de chávena de geleia de côco, que poderão substituir por outro adoçante à escolha, 1/2 chávena de óleo de côco derretido e o sumo e raspas de 1 limão. Envolvam bem e coloquem num tabuleiro de forno. Depois coloquem o preparado entre 2 folhas de papel vegetal, e estendam com o rolo da massa, até ficar com 3 ou 4 cms de espessura. Também poderão fazê-lo à mão com cuidado para a massa não abrir fendas (o mesmo se aplica se estenderem com o rolo).

 

Antes de as levar ao forno, marquem quadrados com a faca, para ser mais fácil partir depois. Poderão moldar bolachas da forma que preferirem, inclusivamente utilizando formas que tenham em casa. Eu gosto delas assim, rústicas, e ultra rápidas! ;)

 

Finalmente, forno com elas: 10 minutos a 180º. As minhas levaram menos tempo no forno do que os quadradinhos porque ficaram mais finas. Quanto mais grossas, mais tempo irão precisar. E se preferirem as vossas bolachas mais tostadas e estaladiças, também poderão deixar mais tempo. O importante é que vos saibam bem ;)

 

Conselho de amiga: partilhem com amigos e familiares porque elas são tão gulosas que é fácil devorar um tabuleiro (quase) inteiro. Obviamente que não falo por experiência própria. Calúnias. Logo eu que não sou nada gulosa... :P

 

IMG_20170305_220001 b.jpg

 

 

 

IMG_20170319_123548.jpg

 

 IMG_20170319_122633 b.jpg

 

 Ingredientes:

2 chávenas de farinha de milho

2 chávenas de aveia

2/3 de chávena de geleia de côco

1/2 de chávena de óleo de côco

Sumo e raspas de 1 limão

 

Boas receitas!