Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolachas de Amêndoa e Cacau

... ou a tentação do demo. Mas numa versão sem lactose, sem glúten, sem açúcar e sem ovos!! ;) Quem acompanha o instagram desta vossa amiga tolerante, sabe que estas bolachas foram toda uma saga. Vi uma receita de bolachas de amêndoa no instagram stories da Anna (@fatchickinthebigsmoke), e logo a seguir, umas bolachas de cacau com um aspecto maravilhoso, da Lana (@lunaroniyari) - se não as seguem, não sabem o que andam a perder - e pensei "porque não conjugar as duas?!".

 

E nesse mesmo fim de semana, fiz a tentativa número 1, que ficou demasiado líquida, e se transformou numa bolacha gigante no forno. Para além disso, o sabor a cacau estava demasiado forte, e estavam pouco doces. Comestíveis, mas longe do que me apetecia. Acabámos por transformá-las em cheesecake, crumble, e comê-las com fruta e iogurte ao pequeno almoço e lanche. Não se perdeu tudo.

 

O que nos leva à tentativa número 2, que eu gosto de chamar JACKPOT!! ;) Desta vez reduzi a quantidade de cacau e óleo, que foi o suficiente para tudo ficar perfeitamente equilibrado.

 

Numa taça, juntei 200g de amêndoa moída, 50ml de xarope de ácer, e outros 50ml de mel (se forem vegan, podem substituir por mais ácer ou outro adocante a vosso gosto), 100ml de óleo de côco, 1 pitada de sal, 2 colheres de chá de extrato de baunilha, 2 colheres de sopa de cacau cru em pó, 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 "ovo" de linhaça (1 colher de sopa de linhaça moída, para 3 de água, e deixem repousar uns minutos). Distribuí a mistura no tabuleiro forrado com papel vegetal, com algum espaçamento entre elas, porque elas crescem e não queria uma repetição da tentativa nº 1, e levei-as ao forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 15 minutos. Para terem uma ideia das quantidades (e espaçamento necessário), cerca de 1 colher de chá bem cheia faz uma bolacha generosa.

 

A nível de textura só a consigo descrever como um brownie em forma de bolacha ;) Ligeiramente crocantes por forma, mas molhadas por dentro. Se preferirem mais crocantes, deixem mais uns minutos no forno, mas cuidado para não queimarem. E o sabor, oh meu Deus. Impossível comer só uma!! Mas não vão por mim. Experimentem e digam-me o que acharam!

 

DSC00515 .jpg

 

DSC00453 .jpg

 

 

Versão atualizada (vegan):

Já voltei a fazer esta receita diversas vezes e tenho experimentado algumas melhorias. A melhor versão é a que descrevo abaixo - onde diz alternativa vegan. Nesta versão usei 100ml de xarope de ácer em vez de ácer e mel, baunilha em pó, e goma xantana em alternativa ao bicarbonato de sódio. Basicamente conjuga algumas melhorias que foram feitas, e torna-se vegan ao retirar o mel. Qualquer uma das versões é muito boa, mas esta é a minha favorita! A nível de cozedura, também aumentei o tempo no forno para 20 minutos, mas subi o tabuleiro para a prateleira acima da que costumo usar (o meu forno aquece apenas por baixo), para evitar que queimem no fundo. 

 

Ingredientes:

200g de amêndoa moída

50ml de xarope de ácer

50ml de mel

100ml de óleo de côco

1 pitada de sal

2 colheres de chá de extrato de baunilha

2 colheres de sopa de cacau cru em pó

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 "ovo" de linhaça (1 colher de sopa de linhaça moída, para 3 de água)

 

Preparar o ovo de linhaça e deixar repousar cerca de 10 ou 15 minutos. Entretanto conjugar os ingredientes secos numa bacia e misturar bem com um garfo. Juntar o xarope de ácer e mel, o óleo de côco derretido e o extrato de baunilha, e envolver bem. Colocar colheradas num tabuleiro e espalmar com a mão para moldar as bolachas (ajuda se molharem as mãos para evitar que colem). Cozinhar cerca de 15 minutos a 170º.

 

Versão vegan:

200g de amêndoa moída

100ml de xarope de ácer

100ml de óleo de côco

1 pitada de sal

1 colher de café de baunilha em pó

2 colheres de sopa de cacau cru em pó

1/2 colher de chá de goma xantana

1 "ovo" de linhaça

 

Preparar o ovo de linhaça e deixar repousar cerca de 10 ou 15 minutos. Conjugar os ingredientes secos numa bacia e misturar bem com um garfo. Juntar o xarope de ácer e o óleo de côco derretido, moldar as bolachas (mãos molhadas para evitar que colem) e levar ao forno cerca de 15 ou 20 minutos a 170º.

 

Fico à espera desse feedback ;) E boas receitas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.