Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolachas de Abóbora com Aveia e Chips de Cacau

Não estranhem se nos próximos tempos publicar muitas receitas com abóbora. Para além de muitas outras coisinhas boas (couve portuguesa, nabo, chuchu, e outros), trouxemos 3 abóboras de casa dos pais do P, onde fomos passar o ano. Parte congelámos, mas ainda assim avizinham-se tempos alaranjados ;)

 

Esta semana já fizemos uma sopa de abóbora com gengibre e nabiças, e os maravilhosos chips da casca (receita semelhante aqui), um batido de abóbora e tangerina que publiquei no stories do Instagram (@receitastolerantes, procurem-me!! ;)), e agora estas bolachinhas.

 

Queria que fossem umas bolachas chewy (ainda hei de encontrar um sinónimo em português que não soe estranho), ou seja, relativamente húmidas por dentro. Da próxima vou experimentar adoçar com tâmara em vez de xarope de ácer, que ainda deverá conseguir melhor o efeito desejado. Mas ficou bastante próximo do objectivo. Como queria poder comer as bolachas a qualquer hora do dia, seja pequeno almoço, lanche, ou como snack, optei por uma versão pouco doce, com a possibilidade de acrescentar um fio de mel, xarope de ácer, ou outro adoçante vegetal por cima, caso assim o desejasse. Se forem muito gulosos, poderão reforçar a dose de adoçante da receita ;)

 

As bolachinhas levaram 1 chávena de puré de abóbora caseiro (receita abaixo), 1 chávena de flocos de aveia finos, 1/2 chávena de farinha de arroz, 3 colheres de sopa de óleo de côco (derretido), 4 colheres de sopa de xarope de ácer (poderão passar a 6 ou 8, se quiserem que as bolachas fiquem realmente doces), 1 colher de café de extrato de baunilha, e 1 colher de chá rasa de canela. Misturei tudo, e levei cerca de 15-20 mins ao forno pré-aquecido a 180º.

 

Para o puré de abóbora* cozi um pouco de abóbora (uns 10 ou 12 cubos pequenos) numa chávena de água com 3 paus de canela, 3 grãos de cardamomo e 2 paus de cravinho, para lhe dar sabor. Poderão também juntar mel, ou tâmaras para adoçar a mistura. No final, retirei as especiarias, e triturei tudo até formar um puré macio.

 

IMG_20170105_152851

 

IMG_20170105_152214

 

 E a versão pequeno almoço, com iogurte vegetal, fruta e manteiga de amêndoa. Nhammi :)

 

IMG_20170106_180517[1].jpg

 

 

Espero que gostem. Se experimentarem as variações sugeridas, enviem-me o vosso feedback ;)

 

Ingredientes:

1 chávena de puré de abóbora*

1 chávena de flocos de aveia

1/2 chávena de farinha de arroz

3 colheres de sopa de óleo de côco

4 colheres de sopa de xarope de ácer (para uma versão mais adocicada, dupliquem essa quantidade)

1 colher de café de extrato de baunilha

1 colher de chá rasa de canela em pó

 

Boas receitas!

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.