Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Barritas de Goji e Chocolate com Flor de Sal

Lembram-se da saga dos sacos de goji que encontrei quando andava em arrumações e que deram lugar a estas espetaculares bolinhas energéticas? Pois é meus amigos, esta semana lembrei-me que tinha ainda um saco inteiro de bagas de goji a aproximar-se vertiginosamente do prazo de validade e que urgia fazer algo com eles.

 

Voltei a demolhar as bagas numa chávena de água, juntamente com 100g de pasta de tâmaras. Se não surgisse uma ideia melhor, poderia repetir a receita das bolinhas (apesar de ainda termos algumas congeladas). Mas iluminada por um luz divina, lembrei-me que tinha manteiga de cacau - guardada há meses para fazer chocolate caseiro - e que era capaz de ser interessante juntar os dois. 

 

Começei então por triturar as bagas de goji e a pasta de tâmaras juntamente com 1 chávena de sementes germinadas. Até agora, muito semelhante à das bolinhas energéticas. Mas como as bolinhas com alfarroba ficaram tão boas, decidi incorporar esse ajuste na receita, substituindo parte da farinha de amêndoa por alfarroba. Triturei tudo até formar uma pasta homogénea, que espalhei numa caixa rectangular, e levei ao frigorífico enquanto preparava o chocolate.

 

Para o chocolate, usei 125g de manteiga de cacau que derreti em banho maria, juntamente com 2 colheres de chá de óleo de côco, 1 colher de sopa de cacau cru em pó e 3 colheres de sopa de mel, mexendo sempre bem com a vara de arames para ficar uniforme. Quando estava pronto deixei arrefecer uns minutos antes de espalhar por cima do preparado de goji, e finalizei com meia dúzia de pedras de flor de sal, antes de voltar a levar ao congelador. Acreditem que a flor de sal faz TODA a diferença ;)

 

Caso prefiram fazer uma versão vegan, podem utilizar xarope de agave ou de ácer em vez do mel, mas pessoalmente acho que parte de magia destas barritas é o toque do mel e do sal, conjugado com o toque ligeiramente amargo da alfarroba e do goji. Experimentem e digam-me que tal. Por aqui, andamos numa luta contra a vontade de as devorar compulsivamente ;)

  

  

IMG_20170512_201951 c.jpg

 

 

IMG_20170512_201825 b.jpg

  

Ingredientes:

 

Base de goji e alfarroba:

125 g de sementes de goji

1 chávena de água

1 chávena de sementes germinadas (poderão usar sementes normais)

200g de farinha de amêndoa

100g de pasta de tâmaras ou tâmaras descaroçadas

60g de farinha de alfarroba

 

Chocolate caseiro:

125 de manteiga de cacau

3 colheres de sopa de mel

1 colher de sopa de cacau

2 colheres de chá de óleo de côco

 

Demolhar as sementes de uma dia para o outro numa chávena de água, juntamente com a pasta de tâmaras. No dia seguinte, triturar tudo, colocar num recipiente rectangular, espalhando bem, e levar ao congelador.

 

Derreter os ingredientes do chocolate em banho maria, mexendo bem com a vara de arames, e deixar arrefecer um pouco antes de colocar por cima da base de goji e alfarroba.

 

Por fim, finalizar com umas pedras de flor de sal, e voltar a levar ao congelador mais uns minutos. Assim que o chocolate tenha solidificado, retirar do congelador e cortar em barritas.

 

Fica delicioso a acompanhar um café, mas é suficientemente saudável para comer ao pequeno almoço ou ao lanche... sem abusar ;)

 

Boas receitas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.