Barrinhas Geladas de Caju e Chocolate
Este post tem vídeo, o meu primeiro. Prometo que os próximos serão melhores, mas para primeira tentativa, acho que não está nada mal ;) E as barrinhas, essas acho que já são perfeitas, não precisam de melhorar. Modéstia à parte, eu e o P adorámos, e toda a gente que provou também. São frescas, deliciosas, e doces na medida certa ;)
O primeiro passo é colocar 250g de caju a demolhar durante umas horas. Também coloquei de molho a pasta de tâmaras num 1/3 de chávena água, para a amolecer e ser mais fácil triturar posteriomente. Idealmente deverão colocar ambos de molho durante a noite, mas eu coloquei à hora de almoço e começei a fazer a receita por volta das 6 e meia da tarde. Não é o ideal, mas também funciona ;)
Começei por triturar 1/2 chávena de sementes germinadas (podem ver a medida no vídeo, abaixo ;)) e 1 chávena de flocos de aveia, e reservei. Caso não tenham sementes germinadas podem usar uma mistura de sementes normais, por exemplo linhaça, sementes de abóbora e girassol. De seguida coloquei os cajus no processador e triturei durante uns minutos, quase até formar uma pasta/manteiga, juntei a pasta de tâmaras, e triturei mais uns minutos até ficar tudo homogéneo. Reservei.
Voltei à mistura de sementes de aveia à qual juntei 2 colheres de sopa de óleo de côco e uma de geleia de milho, e envolvi tudo. Poderão substituir* a geleia de milho por agave, mel, xarope de ácer, ou outro adocante da vossa preferência ;) Entretanto forrei um tupperware com papel vegetal, e calcei bem esta mistura, até ficar com alguns milímetros de espessura. Por cima coloquei a pasta de cajus e tâmaras, e espalhei com cuidado. Fui molhando os utensílios com água para ajudar a espalhar, porque a mistura é muito espessa e colava-se a tudo. Mas com um bocadinho de paciência - e água - consegue-se uma camada bonita e uniforme.
Finalmente, preparei a camada de cima. Coloquei numa taça 2 colheres de sopa de cacau cru em pó, 1 colher de geleia de milho (ver possíveis substituitos acima*), e 2 colheres de sopa de óleo de côco derretido, e bati tudo com a vara de arames até se assemelhar a chocolate derretido que espalhei por cima da pasta de caju. Para finalizar, polvilhei com umas pedrinhas de flor de sal (amo a combinação do chocolate com o sal, mas poderão omitir se preferirem), e levei ao congelador.
Uma dica importante, antes de congelar completamente (aí uns 15 minutos depois de o terem colocado no congelador), cortem as barritas em quadrados. Depois de congelado é muito mais difícil de partir e assim podem facilmente retirar porções individuais, sem ter descongelar tudo :)
Ingredientes:
Base
1 chávena de flocos de aveia
1/2 chávena de sementes germinadas (podem usar sementes normais, sugiro linhaça, sementes de girassol e abóbora)
1 colher de sopa de geleia de milho (ou outro adoçante à escolha como mel, agave, xarope de ácer)
2 colheres de sopa de óleo de côco
Triturar as sementes e a aveia, misturar o óleo e geleia e envolver tudo.
Recheio
250g de cajus crus demolhados
140g de pasta de tâmaras (caso não tenham pasta, usem a mesma quantidade de tâmaras sem caroço)
1 + 1/3 de chávena de água (para os cajus e tâmaras, respetivamente)
Escorrer os cajus, e triturar tudo durante alguns minutos até formar uma pasta/manteiga cremosa.
Utilizem a água das tâmaras para ajudar a triturar ;)
Cobertura
2 colheres de sopa de cacau cru em pó
2 colheres de sopa de óleo de côco derretido
1 colher de sopa de geleia de milho (ou outro adoçante à escolha)
Bater tudo com uma vara de arames até formar um líquido brilhante.
Formar camadas na seguinte ordem: base, recheiro e cobertura, polvilhar com flor de sal e congelar!
Cortar em quadrados antes de congelar completamente para facilitar posteriormente ;)
Boas receitas!