Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bacalhau com Espinafres Tolerante

Já perceberam que quando não sei o que chamar a uma receita, coloco-lhe um "tolerante" no fim?! A verdade é que - já falei nisto diversas vezes, mas nunca é demais repetir - quando confecciono pratos mais "tradicionais", gosto sempre de acrescentar um twist mais saudável, seja incorporando legumes (99% das vezes), retirando os lacticínios ou substituindo-os por alternativas sem lactose, e duma forma geral procurando formas de contornar os fritos, panados, enchidos etc. A isto é o que chamo tornar uma receita tolerante. Ou seja, dando-lhe o meu toque :) Daí a receita xpto "tolerante". Não é que a receita não tenha uma característica distintiva interessante, como tantas outras que por aqui andam, mas sim que o que a distingue é o tal twist.

 

Passadas as explicações, esta semana estava com desejos de fazer um bacalhau com espinafres e, sorte a minha, até tinha bacalhau desfiado que trouxe dos meus pais (ainda sobras do Natal), espinafres bio congelados e mais umas coisinhas para lhe juntar. Comecei por ralar uma batata doce média e 4 cenouras pequenas no processador de comida. Envolvi-as num fio de azeite e coloquei metade no fundo do pirex. A outra metade reservei. Numa frigideira antiaderente salteei o bacalhau e os espinafres com azeite, umas pedras de sal e bastante alho, e simultâneamente coloquei uma lata de leite de côco num tacho com 2 folhas de louro, 1 colher de sopa de levedura de cerveja, 1/2 colher de café de noz moscada, e outra de pimenta branca, 1 colher de chá de acafrão, e sal. Deixei o bacalhau saltear cerca que 5 minutos, que foi o tempo que o molho demorou a ferver, e desliguei ambos. 

 

O resto conseguem imaginar :) Coloquei o bacalhau por cima da primeira camada de batata e cenoura, e a outra metade por cima, e espalhei o molho. Por cima, polvilhei tudo com mais 1 colher de sopa de levedura e 2 de linhaça moída, e uma pedras de sal para formar uma crosta saborosa. Super rápido, não? :)

 

Entretanto o forno já deverá estar pré-aquecido (a primeira coisa a fazer é ligá-lo!), coloquem-no no forno cerca de 30 minutos tapado com papel vegetal, a 180º, e mais 10 ou 15 minutos destapado a 200º, para tostar. E enjoy!! ;)

 

 

IMG_20170123_232928.jpg

 

 

Ingredientes:

1 batata doce média

4 cenouras pequenas

1 pacote de espinafres bio congelados

Bacalhau desfiado (nos usámos o equivalente a 2 ou 3 postas)

3 dentes de alho

2 colheres de sopa de levedura de cerveja

2 colheres de sopa de linhaça moída

1/2 colher de café de noz moscada

1/2 colher de chá de pimenta branca

1 colher de chá de acafrão

2 folhas de louro

Sal e azeite

 

Boas receitas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.