Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

(as nossas estaladiças) Batatas Assadas

Cá em casa não comemos fritos. Fora de casa, muito ocasionalmente. Chama-se equilíbrio e tal, já estão fartos de ouvir falar, certo? ;) Em casa, óleo só de côco, e os fritos são substituídos por assados. É o caso das batatas. E sinceramente, estas não ficam nada atrás das originais, o corpo agradece... E a (minha) digestão também.

 

Estas batatas têm uma elevada rotação cá por casa. Alternamos entre gomos, cubos e palitos, mas todos eles têm uma coisa em comum. As batatas são-nos geralmente dadas pelos pais do P, e são tão mais saborosas do que as de compra, mas questões destas à parte, cozinhamo-las (quase) sempre com casca. Ficam mais estaladiças, mas saborosas, e mais nutritivas.

 

Os temperos não são nenhuma invenção espetacular, apenas uma junção de todas as especiarias e sabores que gosto numa batata assada. Idealmente uso tomilho seco, oregãos, curcuma, paprika/pimentão doce, sal e uma pitada de pimenta. Podem variar/ acrescentar ou retirar algum ingredientes (por exemplo alecrim funciona quase tão bem como o tomilho e podem acrescentar alho em pó que não se perde nada ;)), mas a combinação destes ingredientes é perfeita na minha opinião. Para além de saborosa, tem a dupla imbatível curcuma + pimenta, que eu gosto de colocar em tudo porque é anti-inflamatória. Para quem tem problemas digestivos que é o meu caso, fica (e faz) sempre bem. Depois massajo tudo bem com as mãos numa bacia antes de as levar ao forno. Desta forma os temperos ficam mais uniformemente distribuídos. E gosto acreditar que a massagem que faço com as mãos as torna mais saborosas ;)

 

Finalmente, vão ao forno pré-aquecido cerca de 20-30 minutos a 180º. Pode demorar mais ou menos tempo em função do forno e do quão estaladiças as querem.

 

IMG_20170710_205950 b.jpg

 

 

(Outro exemplo... este levou paprika fumada em vez da curcuma ;))

 

DSC01855 b.jpg 

 

Ingredientes:

Batatas

1 fio de azeite

Tomilho seco

Oregãos

Curcuma/acafrão

Paprika/pimentão doce

1 pitada de pimenta

Sal

 

Colocar tudo numa bacia, e massajar bem até os temperos ficarem uniformemente distribuídos pelas batatas. Levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20-30 mins, ou até estarem tostadas.

 

Boas receitas, e bom proveitoooo!