Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Arroz de Pescada com Amêijoas

Começou por ser um belo dum arroz de tamboril, a cheirar a Verão, a praia, a jantaradas à beira mar regadas com um bom vinho branco. Nota-se que estou a sonhar com as férias?! Infelizmente, assim que cheguei a casa apercebi-me que o tamboril, nem vê-lo. Já não me lembrava que o tínhamos gasto. Em alternativa, tinha algumas postas de pescadas, daquelas já arranjadas, e embaladas em doses individuais que também funcionam muito bem num arroz. E que podem correr muito mal noutras receitas, e ficar secas e sem gracinha nenhuma. Descobri também um restinho de amêijoas sem casca congeladas que tinham provavelmente sobrado de uma outra receita. Serviam perfeitamente para o que tinha em mente :)

 

Descongelei o peixe o suficiente para o conseguir partir e preparei um refogado com azeite, 3 ou 4 dentes de alho, 3 cenouras pequenas raladas, polpa de tomate, pimenta da terra que trouxemos de S. Miguel quando estivémos lá em Maio (para quem não conhece, é parecido com uma mistura entre tomate e pimento, mas ligeiramente picante e com um toque que é tão açoriano... vão lá que aquilo é lindo ;)). Podem perfeitamente acrescentar cebola. Apesar de não ser fã, muitas vezes uso cebola no refogado e depois trituro-o antes de acrescentar os restantes ingredientes, mas tinha pouco tempo e portanto dispensei-a.

 

Deixei fritar um minuto, e acrescentei vinho branco, sal, e bastante salsa. Não tinha coentros, mas acredito que ainda teria ficado melhor em vez da salsa, e não coloquei tomate em pedaços porque ia acompanhar o arroz com salada de tomate e depois era uma overdose de vermelho. Deixei apurar tudo uns minutos e acrescentei o peixe, o arroz e água, e deixei cozinhar durante uns 15 minutos.

 

Entretanto preparei a salada de tomate, e depois de deixar o arroz abrir mais uns minutos com o fogão já desligado, deliciámo-nos com esta receita que é tão Verão, e que adoramos fazer cá em casa, com diversas variantes :) 

 

Se, como nós, estiverem a ansiar pelas férias, coloquem a mesa junto à janela, ou na varanda, e enquanto comem podem fingir que estão longe, num sítio lindo com vista para o mar ;) 

 

 

IMG_20150804_195231

 

 

IMG_20150804_193948

 

Ingredientes (2 refeições para 2 pessoas):

5 postas de pescada pequenas congeladas

30/ 40g de amêijoas sem casca

3 ou 4 dentes de alho

3 cenouras pequenas raladas

Meia chávena de polpa de tomate

Meia chávena de vinho branco

3 colheres de sopa de pimenta da terra

1 chávena de arroz

2 chávenas de água

Azeite, sal, e salsa

 

Boas receitas e boas férias para quem já foi, está, ou ainda vai! ;)