Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Almôndegas de Grão e Edamame

Já vos disse que adoro edamame? E falafel? Ambos estão claramente no meu top de comidas veggie preferidas. E portanto, decidi juntá-las numas deliciosas almôndegas veggie. Que tal soa? :)

 

O ponto de partida foi esta receita de falafel (sem os brócolos), e o processo também muito semelhante. No processador de comida triturámos o grão com o edamame (costumo comprar edamame congelado, sem pele, no Celeiro), que aquecemos uns minutos em água quente, 4 cenouras pequenas, 1 molho de salsa fresca, 2 dentes de alho, 1 colher de chá de sal, 2 colheres de chá de cominhos, 1 pitada de pimenta e pimenta cayena e 1 fio de azeite. Este processo exige alguma calma, porque o grão vai colando ao fundo e às paredes do processador, e é preciso ir mexendo, e triturando, e mexendo e triturando, e mexendo, e triturando... estão a imaginar, não estão? Mas acreditem que a paciência vale bem a pena ;)

 

Quando a textura estava a nosso gosto (podem ficar com mais ou menos pedaços), juntei 2 colheres de sopa de farinha de arroz integral, o sumo de 1/2 limão e 1 colher de sopa de tahini e envolvi bem. Depois de moldar as bolinhas e as colocar no tabuleiro, polvilhei com um pouco de cominhos e sementes de sésamo, e levei ao forno cerca de 20 mins a 180º, até estarem bem douradinhas ;)

 

Servi com um fio de vinagre balsâmico (concentrado), acompanhas de puré de batata doce e uma saladinha de espinafres frescos e rebentos de brócolos (que infelizmente não aparecem nas fotos). Mas estava xu-xu ;)

 

 

DSC01974 b.jpg

 

 

DSC01966 b.jpg

 

 

Ingredientes:

1 lata de grão

200g de edamame

4 cenouras pequenas

1 molho de salsa

2 dentes de alho

1 colher de chá de sal

2 colheres de chá de cominhos em pó

1 pitada de pimenta e pimenta de cayena

2 colheres de sopa de farinha de arroz

1 colher de sopa de tahini

Sumo de 1/2 limão

1 fio de azeite

 

Vinagre balsâmico para servir

 

 

Triturar tudo excepto a farinha, o tahini e o limão até ficar com uma textura bem homogénea, com mais ou menos pedaços (ao gosto do freguês ;)). Juntar a farinha, o tahini e o limão, envolver bem e formar bolinhas. Levar ao forno polvilhado com cominhos e sementes de sésamo até ficarem bem douradinhas (cerca de 20 mins num forno pré aquecido a 180º). Servir com um fio de vinagre balsâmicos e acompanhas de puré de batata doce e uma saladinha verde ;)

 

Bom proveito!

4 comentários

Comentar post