[2 sopas ultra rápidas] Creme de Cenoura com Gengibre e Creme de Ervilhas com Hortelã
Não há nada mais aconchegante no Inverno do que uma boa sopa, bem quentinha. De preferência acabada de fazer. Mas nem sempre tenho chegado a casa a tempo de preparar os legumes, cozer a sopa, e jantar a horas decentes.
Inspirada por um showcook a que fui um destes dias, no Kiss the Cook, em que preparámos uma sopa em 15 minutos, tenho andado a fazer experiências. Estas 2 sopas foram o resultado disso. A regra base é: usar poucos legumes (apenas o suficiente para uma refeição, duas no máximo), pouca água, e com a fiel ajuda do processador de comida triturar os legumes bem finos para que cozinhem em 10-15 minutos. Depois é só passar, corrigir temperos e juntar mais água se necessário.
A primeira sopa foi a que decorreu diretamente do showcook, com umas pequenas adaptações. Usei 3 cenouras e 2 pastinagas - que poderão substituir por curgete, nabo ou outro legume da vossa preferência - um pouco de gengibre e uma mão cheia de coentros.
A segunda, surgiu dum desejo súbito de comer um creme de ervilhas. Nesta usei 2 cenouras, 1 cabeça pequena de brócolos, 1 cebola, 1 lata de ervilhas, e hortelã fresca.
Em ambos os casos, triturei os legumes no processador, como referi, e cozi-os em pouca água. No final, depois de passar, consoante a consistência desejada, juntei mais água, um fio de azeite e sal. Em 15 minutos o jantar estava pronto. Sopa quentinha, acabada de fazer, e sem grande esforço!!
Ingredientes:
Creme de cenoura com gengibre
3 cenouras médias
2 pastinagas médias
4 ou 5 fatias finas de gengibre
1 mão cheia de coentros
Sal e azeite
Creme de ervilhas com hortelã
2 cenouras médias
1 cabeça de brócolo pequena
1 cebola
1 lata de ervilhas
Algumas folhas de hortelã fresca
Sal e azeite
Boas receitas!