Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Trufas de Castanha e Frutos Secos

Ultimamente tenho andado muito gulosa. Continuando no mesmo registo, mas sem fugir à tradição de S. Martinho, na 6ª feira passada decidi fazer umas trufas de castanhas. Ou brigadeiros, se preferirem. Mas muito mais saudáveis e nutritivos.

 

Comecei com cozer 350g de castanhas congeladas com erva doce, cravinho e cardamomo. Deixei-as cozer cerca de 10 minutos, e enquanto arrefeciam, triturei 100g de frutos secos que tinha deixado a demolhar durante a noite no processador de comida. Não consigo precisar as quantidades de cada, mas incluía nozes, nozes de macadâmia e avelãs, na proporção de (aproximadamente) 1/3 de cada. Aos frutos secos juntei 5 tâmaras medjool que hidratei em água durante 5 minutos, e ainda 150g de pasta de tâmaras, e bati tudo na máquina até formar uma pasta. A esta mistura juntei as castanhas (sem as especiarias), e voltei a triturar tudo muito bem.

 

O preparado ficou demasiado mole para moldar, mesmo levando ao frigorífico durante meia hora, e portanto acabei por juntar mais 1 chávena de farinha e envolver à mão. Depois de voltar a refrigerar durante umas horas, moldei as bolinhas e passei-as por uma mistura de amêndoa e linhaça moída.

 

Et voilá. Foram um grande hit! Docinhos de S. Martinho, saudáveis e nutritivos! (quase que conta como um verso, não? ;))

 

Da próxima, vou experimentar fazer um bolo de castanhas e frutos secos, também deve ficar muito bom :)

 

IMG-20161112-WA0000.jpg

IMG-20161112-WA0005.jpg

 

 

Ingredientes (deu para cerca de 20 trufas):

350g de castanhas piladas (cruas ou congeladas)

Erva doce a gosto, cravinho (2) e cardamomo (3)

100g de frutos secos (usei uma mistura de nozes, nozes de macadâmia e avelãs)

5 tâmaras + 150g de pasta de tâmaras

1 chávena de farinha de amêndoa

Amêndoa e linhaça para envolver

 

Boas receitas!