Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Taça de Quinoa com Cogumelos Marinados

Ou como eu lhe gosto de chamar, uma taça de coisinhas boas. A parte mais complicada desta receita, que ainda assim não tem ciência nenhuma, é assar a batata doce e as cascas de abóbora, que demora cerca de meia horinha. Fora isso, tudo o resto é de muito simples preparação. Caso prefiram, podem substituir estes ingredientes por outros: chips de couve, feijão, grão ou lentilhas, o importante é ser colorido e nutritivo ;)

 

Para assar a batata e as cascas de abóbora, cortei uma batata doce em cubos pequenos e juntei-lhes algumas cascas de abóbora que tinha no congelador, devidamente descongeladas e secas. Temperei tudo com bastante paprika, uma pitada de paprika fumada (em alternativa poderão usar pimenta de cayena, mas recomendo vivamente a paprika fumada, que é maravilhosa), um fio de azeite e umas pedrinhas de sal e levei ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos, mexendo a meio para evitar que pegasse.

 

A quinoa cozi apenas com água e uma pitada de sal. Na verdade, cozi uma boa quantidade no início da semana - após uma noite de molho para a tornar mais facilmente digerível - para poder utilizar em várias receitas, e este foi apenas um dos aproveitamos que lhe dei.

 

Os cogumelos foram massajados com azeite, sal e limão, seguindo a receita da absolutamente maravilhosa Joana Limão (Lemonaid), e o molho de abacate levou 2 abacates bem maduros, o sumo de 1 limão, um fio de azeite e sal, que misturei com uma vara de arames até estar bem cremoso.

 

Depois foi só "montar" a taça: na base, uma mão cheia de alface e rúcula, onde dispus os cogumelos, a quinoa, e as batatas e casca de abóbora, cerca de 2 ou 3 colheres de sopa de cada. Por cima, coloquei o molho de abacate, umas folhas de salsa fresca e, para lhe dar aquele ar mais fancy ;) e alguma textura, um punhado de sementes de girassol.

 

Caso não tenham algum destes ingredientes, ou mesmo que tenham, divirtam-se a imaginar novas possíveis combinações de ingredientes que possam juntar numa refeição maravilhosa, e versátil, sem muito esforço. Ou quem sabe, em várias refeições, retirando e acrescentando ingredientes, e criando "puzzles" diferentes em cada uma delas ;)

 

Picture1 b.jpg

 

 Ingredientes (para cada taça):

Uma mão cheia de folhas verdes

Cogumelos marinados* (2 ou 3 colheres de sopa)

Batata doce e casca de abóbora assadas** (2 ou 3 colheres de sopa)

Quinoa cozida (2 ou 3 colheres de sopa)

Molho de abacate***

Sementes de girasol

Salsa fresca

 

Boas receitas, e acima de tudo, divirtam-se!!