Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Strogonoff "Indiano" com Arroz de Acafrão

Antes de descobrir a minha intolerância à lactose, não era muito fã de strogonoff. Desconfio que nunca fui muito fã de natas. Em casa dos meus pais não era um ingrediente muito utilizado. São ambos muito tradicionais na cozinha: guisados, assados, tudo temperado com vinho, coentros, salsa, tomate. O ocasional cozido à portuguesa e feijoada... tudo comidinha portuguesa da boa ;)

 

A primeira vez que experimentei fazer strogonoff foi já na minha própria casa, num dia em que tinha meia lata de leite de côco para gastar e não sabia o que fazer com ela. Lembrei-me de laminar uns bifes de frango, juntar cogumelos e voilá. Fiz um arroz de acafrão com passas, que combinou optimamente com o sabor adocicado do leite de côco, e desde então faço este prato muita vezes. Converti-me ao strogonoff, versão sem lactose ;)

 

Desta vez, decidi variar um pouco. À caixa de cogumelos frescos que tinha comprado (este post vem com uns dias de atraso, mas remeto para a receita anterior, onde falo nos cogumelos ;)) juntei 2 peitos de frango partidos em pedaços, que fritei com um pouco de azeite e alho, mas em vez de juntar vinho branco como faço normalmente, temperei com 2 colheres de chá de garam masala - o chamado caril indiano. Deixei fritar uns minutos, juntei meio frasco de creme de côco (geralmente faço com leite, mas desta vez utilizei creme), sal, e deixei apurar. Não usei mais temperos porque o garam masala, sendo uma mistura de especiarias, incluindo cominhos, coentros, canela, entre outros, é já por si bastante condimentada. No final poderia ter juntado coentros frescos, mas infelizmente não tinha nem uma folhinha para amostra.

 

Enquanto o strogonoff/ caril apurava, fiz um arroz de açafrão sem passas. Utilizo muito o acafrão porque é anti-inflamatório, e porque gosto do toque subtil a terra que dá aos pratos. No final, e porque este prato foi feito propositadamente para levar para o almoço, juntei em tupperwares, deixei arrefecer um pouco, e guardei no frigorífico.

 

No dia seguinte, no trabalho, preparei uma salada de tomate para acompanhar. Bem sei que o tomate é um fruto, mas é prático para transportar e preparar no trabalho. E uma refeição para mim nunca fica completa sem uma salada, por muito singela que seja, ou legumes acompanhar.

 

 

IMG_20150715_220659

 

 

Ingredientes (2 refeições para 2 pessoas):

2 peitos de frango - o equivalente a 4 bifes médios

2 colheres de chá de garam masala

1/2 frasco de creme/ leite de côco

Azeite e alho q.b.

 

Para o arroz de acafrão, basta juntar uma colher de chá de acafrão em pó à agua enquanto o arroz coze. E passas a gosto, se quiserem.

 

No final, podem polvilhar por cima com coentros frescos :)

 

Boas receitas!