Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Souflé de Aveia com Mel

Às vezes é bom fazer pequenas variações às receitas do costume. Aliás, duma forma geral, procuramos variar sempre o que comemos a todas as refeições porque acreditamos que o mais saudável é, no fundo, comer de tudo de forma equilibrada. Tentamos não abusar de açúcares processados, gorduras, e fontes de proteína animal, mas se há coisa que 34 anos de vida e a perda de 35 kgs há mais de 10 (com alguns períodos menos bons pelo caminho) me ensinaram foi que o equilíbrio é a chave de tudo. 

 

Divagações à parte, sabe bem de vez em quando fazer pequenas variações nos nossos pratos preferidos, e torná-los mais "interessantes". Foi o que fizémos com as míticas overnight oats. Quem me acompanha no Instagram sabe que fazemos muitas vezes smoothie bowls e papas de aveia (e não só) para o pequeno almoço. Geralmente papas cruas que deixamos preparadas na noite anterior, e de manhã juntamos fruta e alguns toppings, e temos um pequeno almoço super nutritivo pronto em minutos. O meu combinado preferido leva aveia, linhaça e chia ou despertar de buda e alguma combinação dos outros 3. Junto-lhes leite vegetal, e um superalimento ou adaptogéneo em dose moderada, outras vezes mantemo-nos mais tradicionais e ficamo-nos pela canela e/ou gengibre, cacau ou côco, para tornar o sabor mais interessante.

 

Esta é uma daquelas receitas, se é que se pode chamar-lhe isso, que parte do simples, e eleva-o, simplesmente com uma pequena variação. Preparámos umas overnight oats com aveia (3 ou 4 colheres de sopa), 1 colher de sopa de linhaça e outra de chia, e o dobro de leite vegetal, e colocámo-las no frigorífico durante a noite. De manhã, juntámos 1 ovo, 1 fio de mel e levámos ao microondas uns minutos em 2 ramequins untados com óleo de côco. Eu sei que há quem não seja adepto do microondas, e nesse caso, poderá perfeitamente usar o forno. A ideia é apenas cozinhar estas "overnight oats" com o ovo durante uns minutos, até se tornar uma espécie de bolo de caneca ou, como eu lhe gosto de chamar porque fica mais chique, um soufflé de aveia. Bastam 5 minutos no microondas, caso contrário fica seco, e no forno, diria que cerca de 10 mins a 180º. 

 

Se quiserem podem comer diretamente do ramequim, deixem apenas arrefecer uns minutos para não se queimarem ;) ou desenformar, e juntar fruta. E aí está. O pequeno almoço do costume, com um pequeno twist, que faz toda a diferença :)

 

IMG_20170217_084408 a.jpg

 

Ingredientes:

3 ou 4 colheres de sopa de aveia

1 colher de sopa (cheia) de linhaça moída

1 colher de sopa (rasa) de chia

1 chávena grande de leite vegetal

Canela, gengibre ou cacau (a gosto)

Óleo de côco para untar

1 ovo

Mel

 

Misturar tudo (à excepção do ovo, mel e óleo) num recipiente e levar ao frigorífico durante a noite. De manhã juntar o ovo e o mel, colocar em ramequins untados com o óleo, e levar ao microondas 5 minutos ou ao forno cerca de 10 minutos. Podem comer diretamente do ramequim (deixem arrefecer uns minutos) ou desenformar e acrescentar fruta e toppings a gosto :)

 

Boas receitas!