Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Scones de Abóbora Tolerantes

Nada me transporta mais para a minha infância do que um tabuleiro cheio de scones quentinhos. Os Domingos lá por casa envolviam muitos lanches ajantarados, e confeccionar scones em família, aliás, scone (será que se pode utilizar o singular?), porque a minha mãe ainda hoje em dia prefere os seus scones em formato de bolo inglês. Lembro-me de o cortar em fatias, ainda quentinho, e barrar o meu bolo-scone com manteiga... Hmmm. Há melhor?

 

Hoje em dia prefiro os meus scones mais saudáveis. E combinando com o pantone da estação, este fim-de-semana decidimos fazer uns scones de abóbora. Aliás, o Outono chega e a nossa alimentação parece mudar automaticamente para tons quentes. Laranjas, amarelos, castanhos. São as cores dos alimentos da época, e é nesta altura que os devemos consumir, por isso faz sentido que assim seja. E mais do que isso, a comida torna-se mais rica, mais fragrante, e muito mais aconchegante;) Mesmo quando ainda estão 30 graus lá fora.

 

Voltando aos scones... Quando se trata de doces, a minha abóbora preferida é a Hokkaido. Depois de cozinhada fica super cremosa, e o seu sabor é muito adocicado, parecido com a batata-doce. E a casca dá umas chips de abóbora maravilhosas (podem ver algumas sugestões aqui e aqui) que são uma ótima alternativa às batatas ;)

 

Lavei bem a abóbora e levei-a ao forno cerca de 1h, a 180º, partida ao meio e embrulhada em papel de prata para assar mais depressa. Está pronta quando conseguirem espetar o garfo sem qualquer resistência. Deixei-a arrefecer, retirei as sementes, e triturei-a no processador de comida, partida em pedaços, até se transformar num cremoso puré. Triturei a casca também porque 1) usei uma abóbora biológica, e lavei-a bem; 2) a maioria dos nutrientes está junto da casca; 3) o sabor fumado da casca assada dá um toque maravilhoso às receitas. Fica(m) a(s) dica(s).

 

Depois de transformada em puré, escorri-a num passador, e coloquei 1 chávena e meia (usei medidas de cozinha, que correspondem a cerca de 2x200g) num recipiente, juntamente com 2 colheres de sopa de manteiga de côco. Também podem usar óleo de côco, mas a manteiga contém também polpa e é mais cremosa. Bati o puré com a manteiga até ficar bem cremoso e uniforme, e juntei os restantes ingredientes: 1 chávena de farinha de arroz, 1/2 chávena de farinha de trigo-sarraceno (podem usar uma outra farinha, desde que não seja muito húmida ou pesada, para os scones se manterem fofinhos), 1/4 de chávena de geleia de côco (ou outro adoçante a gosto), 1/2 chávena de nozes pecã trituradas, 1 colher de chá de canela, 1 pitada de sal, e 1 ovo. Depois misturei tudo devidamente até ficar com uma massa meia pastosa, quase a fazer lembrar a massa de pão, mas ligeiramente mais húmida. Por fim, juntei 1 colher de chá de fermento, envolvi suavemente, formei os scones, e levei-os ao forno pré-aquecido a 180º, cerca de 30 minutos. Poderá ser necessário humedecer os dedos com água para evitar que a massa cole. Vão vigiando a partir dos 20 minutos, porque vai depender muito do tipo de forno. O meu não é especialmente potente.

 

Picture2 b.jpg

 

IMG_20171016_084640 d.jpg 

 

Picture3 b.jpg

 

Ingredientes (cerca de 9 scones grandes):

1 chávena e meia de puré de abóbora (okaido de preferência)

2 colheres de sopa de manteiga de côco (poderão substituir por óleo de côco, ou ghee)

1 chávena de farinha de arroz

1/2 chávena de farinha de trigo sarraceno

1/4 de chávena de geleia de côco (ou outro adoçante a gosto)

1/2 chávena de nozes pecã trituradas

1 colher de chá de canela

1 pitada de sal

1 ovo (se experimentarem com ovo de linhaça ou chia digam-me que tal fica ;))

1 colher de chá de fermento

 

Misturar tudo muito bem até ficar com uma massa uniforme, semelhante à massa de pão, mas ligeiramente mais húmida. Formar os scones, e levar ao forno pré-aquecido cerca de 20-30 minutos a 180º. Barrar com ghee ou compota ou manteiga de frutos secos, acompanhar com um chá quentinho, e soltar um suspiro de satisfação ;)

 

Boas receitas outonais!!