Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Bolo-scone de Aveia e Côco

Podem-lhe chamar o que quiserem: scone, pão doce, bolo. Para mim, não sendo suficientemente doce para ser considerado bolo e doce demais para ser pão, parece-me razoável dizer que é um scone que se come à fatia ;) Para os pouco gulosos pode ser comido mesmo assim, para os outros, fica um mimo com um fio de mel! Como eu e o P somos muito gulosos, temos comido ao pequeno-almoço e lanche, regado com um bom fio de mel, e acompanhado de fruta ou de um sumo natural, feito com a preciosa ajuda da nossa máquina de sumos ;)

 

Para fazer o scone, misturei no processador de comida 1 chávena de farinha de côco, 1 chávena de aveia, 2 colheres de sopa de linhaça, 1 banana madura, 4 colheres de sopa de óleo de côco, 1 colher de chá de pasta de baunilha, 2 chávenas e meia de leite de amêndoa, 1colher de chá de canela, e 2 colheres de sopa de geleia de côco. Bati até a mistura ficar bem homogénea, coloquei numa forma untada com óleo e farinha de côco, e levei ao forno pré-aquecido a 180º. No nosso forno cozinhou cerca de 40 minutos, mas poderá variar. Quando estiver a ficar dourado, e passar no teste do palito, está pronto a ser comido. Deixem apenas arrefecer o suficiente para não queimarem a língua ;)

 

A textura e sabor deste scone fazem-me lembrar vagamente a sericaia. Ou, se quiser ser mais rigorosa, um cruzamento entre a tradicional sericaia e uma panqueca de aveia e banana. E é tão rico que uma fatia é o suficiente para satisfazer até os mais esfomeados durante umas horas. Acompanhado de fruta fresca ou um sumo de fruta, transforma-se um pequeno almoço bem nutritivo, com um toque indulgente que sabe tão bem... :)

 

 

IMG_20160816_173456 b.jpg

 

 

 20160816_103650 c.jpg

 

 

 Ingredientes:

1 chávena de farinha de côco

1 chávena de aveia

2 colheres de sopa de linhaça

1 banana madura

4 colheres de sopa de óleo

1 colher de chá de pasta de baunilha

2 chávenas e meia de leite de amêndoas

1colher de chá de canela

2 colheres de sopa de geleia de côco

 

 

Boas receitas!!