Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Salmão "Oriental" com Quinoa

Gostamos muito de salmão cá em casa, mas infelizmente não dá para comer todas as semanas em virtude do preço. Grelhado, fumado, cru - em sushi - comemo-lo de todas as formas. Esta é uma das nossas preferidas - salmão marinado asian-style. Já tem umas semanas, mas como andamos a mil (entre muito trabalho e preparativos para o nosso casamento em Setembro), tem estado difícil de atualizar o blog. As minhas desculpas :)

 

Desta vez, demos-lhe um twist. Costumamos acompanhar o salmão só com salada, ou com legumes salteados, mas tínhamos quinoa cozinhada no frigorífico, que não queria deixar estragar, e então lembrei-me de fazer uma espécie de "arroz frito estilo chinês", mas com quinoa, aproveitando a marinada do peixe.

 

Descongelei 2 postas de salmão, marinei-as com molho de soja, vinagre de arroz, gengibre em pó, e um colher de chá de mel, e deixei cerca de 20 mins no frigorífico para ganhar sabor. [Também fica ótimo com sumo de laranja na marinada!! 😉] 

Entretanto coloquei a salada em água fria e sentei-me no sofá a descansar os olhos ;) 

 

Passados 20 mins, fritei o salmão uns minutos de cada lado numa frigideira com um bocadinho de óleo de sésamo. Infelizmente ficaram mais uns minutos do que eu queria, mas distraí-me com qualquer coisa... menos 2 minutos e ficava perfeito!! No molho que ficou na frigideira, salteei a quinoa até estar quentinha e ter absorvido totalmente o sabor da marinada. Estou a salivar só de me lembrar ;)

 

Finalmente, temperei a salada, e ficou prontinho. Fora os 20 mins em que o salmão esteve a marinar, é um prato super rápido! Se quiserem torná-lo mais interessante, podem colocar umas sementes de sésamo no salmão, e fazer uma salada mais fancy ;)

 

No nosso caso a fome era tanta, que nos esquecemos... 

 

IMG_20170710_202300 b.jpg

  

Ingredientes (para 2):

 2 postas de salmão

Molho de soja (usei umas 2 ou 3 colheres de sopa)

Vinagre de arroz (1 colher de sopa)

Gengibre em pó (não mais do que 1/2 colher de chá)

1 c. de chá de mel

Óleo de sésamo q.b.

Quinoa cozida

Salada/ legumes a gosto

Sementes de sésamo para polvilhar por cima (opcional)

 

Bom proveito :) e boas receitas!