Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Salmão com Legumes e Leite de Côco

Este fim de semana passámos pela loja do Ikea, onde aproveitámos para nos abastecer de salmão. Comprámos lombos de salmão, salmão fumado e camarão congelado. Passando a publicidade, o salmão deles é produzido em aquaculturas responsáveis e todo o arenque e camarão são provenientes de pesca sustentável. A comer salmão, prefiro que não seja tão prejudicial para o planeta, e portanto aproveitámos e comprámos uma boa quantidade para ter em casa.

 

Inspirada pela receita de salmão gratinado que a Filipa Gomes apresentou no showcooking este Domingo, também no Ikea, tentei fazer uma versão mais saudável e sem lactose, aproveitando os lombos de salmão que tínhamos comprado. Comecei por colocar cenoura, raiz de aipo e batata laminados no fundo de um pirex (devidamente untado com um fio de azeite). Por cima, coloquei 1 pimento vermelho bem picadinho e 1 tomate coração de boi - madurinho e sumarento - que comprei na banca da Quinta da Pedra Branca no Organii Ecomarket que decorreu este fim de semana no LX Factory.

 

Por cima desta bela cama de legumes, coloquei os lombos de salmão, alguns camarões congelados, e temperei com curcuma (vulgo acafrão das índias), sal, uma pitada de pimenta branca, um pouco de salsa, e juntei 1 lata de leite de côco. Acrescentei também um pouco de água,  porque queria que ficasse com molho, como se fosse uma caldeirada, mas com o delicioso sabor do côco.

 

Levei o pirex ao forno pré-aquecido a 180º, nos primeiros 30 minutos coberto com papel de prata, e depois destapei, aumentei a temperatura para 200º e deixei cozinhar mais 20 minutos. Entretanto, nesta fase aproveitei para virar o salmão e pressioná-lo um pouco contra o "molho", para evitar que secasse. 

 

Não consigo descrever o cheirinho que estava pela casa. O salmão estava húmido, e com aquele sabor levemente adocicado do côco, complementado pela curcuma e pelo pimento. Maravilhoso. Uma espécie de caldeirada (como era o objectivo), mas com o toque mais exótico ;)

  

IMG-20161109-WA0026.jpg

 

 Antes de ir ao forno:

 

IMG-20161109-WA0015.jpg

 

 

Ingredientes:

4 lombos de salmão

1 ou 2 mãos cheias de camarão congelado sem casca

1 tomate coração de boi

1 raiz de aipo pequena

2 cenouras

5 ou 6 batatas (médias)

1 pimento vermelho

1 lata de leite de côco

1 molho pequeno de salsa

1 colher de chá de curcuma em pó

Sal e azeite q.b.

 

Fico à espera do vosso feedback.

 

Boas receitas!