Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Salada de Tofu com Molho de Soja, Mel e Gengibre

Não costumo comer tofu com frequência. Costumava usá-lo ocasionalmente como alternativa ao queijo, em pratos de massa, mas desde que surgiram os queijos sem lactose tem sido cada vez mais raro. Um destes dias vi uma embalagem de tofu no Celeiro, e fiquei com saudades de uma bela carbonara de tofu, e foi com esse intuito que a comprei.

 

Não pondo essa ideia de parte - até porque ainda tenho cerca de 2/3 da embalagem no frigorífico, e almoço para 3 dias por fazer - ontem, num momento de inspiração de fim de tarde, lembrei-me de marinar o tofu (cerca de 120g) num molho que costumo utilizar muitas vezes para o salmão. Parti o tofu em cubos, coloquei-o numa taça e juntei uma colher de sopa de molho de soja, 1/2 colher de sopa de vinagre de arroz, 1 colher de chá de mel e uma pitada de gengibre em pó. E deixei repousar cerca de 20 minutos no frigorífico.

 

Quando o P chegou a casa, coloquei o tofu marinado numa frigideira, com um fio de óleo de sésamo e deixei fritar cerca de 2 minutos de cada lado. Enquanto fritava, lavei uma mão cheia de rúcola e outra de rebentos de agrião que comprei no Villa Bio (foto abaixo), e temperei com um fio de azeite e umas pedras de sal. Por fim, dispus o tofu por cima, e finalizei com o sumo de meia laranja (para as 120g de tofu foi o suficiente), e umas sementes de sésamo brancas. 

 

Ficou di-vi-nal!! Troco este tofu marinado por um bife qualquer dia da semana!! Experimentem que não se vão arrepender ;)

 

 

IMG_20160530_195410.jpg

 

IMG_20160530_185823.jpg

 

Ingredientes:

120g de tofu

1 colher de sopa de molho de soja

1/2 colher de sopa de vinagre de arroz

1 colher de chá de mel

Uma pitada de gengibre em pó

1 fio de óleo de sésamo

1 mão cheia de rúcola

1 mão cheia de rebentos de agrião

 Sumo de meia laranja

Azeite

Sal q.b.

 

P.s. - Para sobremesa, e porque a salada não era farta, e ainda tinhamos ambos uma aulinha de dança pela frente... fiz uma mousse de abacate e cacau (infelizmente não tirei fotos, mas há várias receitas por essa internet fora): misturei 1 abacate maduro com 2 colheres de chá de cacau em pó, e 2 colheres de sopa de xarope de ácer. Mousse instantânea, deliciosa e saudável ;)

 

Boas receitas!