Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Salada de Quinoa com Pesto de Abacate

Esta é uma daquelas refeições que são super práticas e nutritivas, perfeitas para um almoço ou jantar rápido. Sempre que possível deixamos uma série de coisas cozinhadas/ organizadas no Domingo à noite, quer para levar para o almoço, quer para conseguirmos preparar refeições rápidas e nutritivas ao jantar, independentemente da hora que chegamos a casa. E do cansaço. Adicionalmente temos sempre legumes, vegetais e fruta frescos ou congelados - são absolutamente obrigatórios cá em casa. 

 

Este fim de semana que passou, entre outras coisas, cozemos 1 chávena grande de quinoa (que ficou a demolhar durante a noite) com pouco sal para poder utilizar em pratos salgados e doces (adoro comer papas de quinoa ao pequeno almoço), e um frasco de pesto de abacate tão grande que deu para o almoço e jantar de Domingo e ainda há suficiente para mais 3 ou 4 refeições. Aliás, a ideia é que metade das refeições da semana levem quinoa e/ou o pesto de abacate, conjugados com outros ingredientes que temos preparados, no frigorífico ou na despensa, para que o tempo de preparação das refeições seja mínimo. Acreditem que vale a pena as 2 horas que passamos na cozinha ao Domingo ;)

 

Para fazer o pesto de abacate precisei de 2 abacates maduros, 1 punhado de manjericão fresco, 2 dentes de alho, 1 limão, levedura nutricional (caso prefiram podem usar queijo ou omitir), 1 fio de azeite, sal, pimenta e água. Muito simples :) Com a ajuda do amigo processador de comida, bati os abacates com o manjericão, o alho, o sumo do limão, cerca de 2 colheres de sopa de levedura nutricional, 1 fio de azeite, uma pitada de sal e pimenta e um pouco de água. Liguei o processador, e fui acrescentado água até ficar cremoso. A textura ideal é a de um molho grosso/ quase uma pasta ou patê. Desta forma, podem utilizá-lo como molho para saladas ou massas, barrar no pão, etc. Caso precisem que ele fique mais líquido, podem acrescentar um pouco de água.

 

Para servir a salada, coloquei num prato fundo um restinho de alface e legumes que tinham sobrado de refeições anteriores, aos quais juntei 4 colheres de sopa de quinoa, 2 colheres de sopa do pesto de abacate, chucrute, sementes de sésamo e passas. Podem usar outros ingredientes, mas sugiro que experimentem a combinação do pesto com a quinoa, e as sultanas. Fica divinal ;)

 

DSC01450 c.jpg

 

 DSC01456 c.jpg

 

 

 

Caso não sejam fãs de quinoa ou não tenham em casa, podem sempre optar pela versão mais tradicional e juntar o pesto a um prato de massa, acrescentar couve salteada, lentilhas, e algumas sementes... Mais simples não há ;)

 

DSC01460 b.jpg

 

 

Ingredientes: (jantar para 2)

8 colheres de sopa de quinoa cozida

6 colheres de sopa de pesto de abacate*

Sementes de sésamo pretas

Salada/ legumes a gosto

Sultanas amarelas

Chucrute

 

Pesto de Abacate (Vegan)*:

2 abacates maduros

1 molho de manjericão

2 dentes de alho

Sumo de 1 limão

Levedura nutricional (caso prefiram podem usar queijo/queijo vegan ou omitir)

1 fio de azeite

Sal e pimenta

Água (cerca de 1 copo)

 

Para preparar a salada, colocar a alface e/ou legumes num prato ou taça, juntar a quinoa, o chucrute, algumas colheres de pesto, e polvilhar com as sementes de sésamo e as sultanas. 

 

Boas receitas!

Guardar