Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Salada de Favas com Curgete, Batata e molho de Manjericão e Lima

Ainda um destes dias alguém me perguntava como costumo cozinhar as favas. Para além do tradicional prato de favas com entrecosto e enchidos, é pouco comum vermos receitas com favas. Pessoalmente gosto muito de favas salteadas com legumes, creme de favas, entre outras receitas. Ou de migas de couve portuguesa com favas e broa de milho. Tão BOM!!!

 

Aproveitámos um saco de favas que tinhamos congelado, e decidimos fazer esta saladinha, fresca e saborosa para acompanhar um rolo de carne com espinafres e queijo (sem lactose). Começámos por cozer as batatas com casca durante cerca de 10-12 minutos, em água com sal. Entretanto salteámos as favas cerca de 15-20 minutos em azeite, sal e alho, e juntámos curgete cortada em cubos 5 minutos antes das favas estarem prontas. No final, juntámos amêndoa laminada, e um molho feito com bastante manjericão (15 ou 20 folhas), sumo de uma lima, um bom fio de azeite e umas pedrinhas de sal.

 

Para preparar o molho juntámos todos os ingrediente no processador, e batemos para unir os ingredientes mas ainda ficar com alguns pedaços de manjericão visíveis.

 

É uma alternativa bastante fresca para o Verão, barata, e que rende bastante ;)

 

IMG-20160802-WA0057.jpg

 

Ingredientes (depende do nº de pessoas, a nossa deu para 6 refeições - 3x2):

10 ou 12 batatas médias com casca

1 curgete média em cubos

Um saco de favas (300 ou 400g)

15 ou 20 folhas de manjericão

Sumo de 1 lima

Azeite e sal q.b.

 

Boas receitas!