Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Salada de Carapau seco com Húmus de Lima e Hortelã

Estivemos na Nazaré este fim de semana e trouxemos um saco cheio de peixe seco. Segundo ouvimos dizer, é uma tradição antiga naquela zona. O peixe é salgado e seco ao sol, mesmo no areal da praia da Nazaré. Um bocadinho à semelhança do que acontece com o bacalhau, mas duma forma mais tradicional, e menos industrializada. Segundo nos disseram, o peixe pode ser comido mesmo assim, cru, ou cozinhado, após demolhado por algumas horas (tal e qual como o bacalhau), e que também é possível congelá-lo.

 

Trouxemos 1 polvo, 14 carapaus pequenos e 2 douradas. E a caminho de casa fui pensando em todas as formas de os cozinhar. Dado a semelhança com o bacalhau seco, achei que seria interessante fazer uma salada que combinasse o carapau desfiado (cru), com grão, mas queria incorporar um ingrediente fresco, que tornasse a salada menos pesada e mais veranil. E daí surgiu a ideia do Húmus de Lima e Hortelã. Não rejeitem já a ideia à partida. A hortelã e a lima dão um toque maravilhoso de frescura ao húmus, que fica maravilhoso com o travo salgado do peixe, mas gostámos tanto que acredito que vai ser um dos nossos favoritos este verão para servir como entrada quando tivermos visitas. O P sugeriu o nome Humu-jito. Acham que poderá pegar? ;) 

 

A salada é muito simples de montar. A base é feita de espinafres frescos, crus, aos quais juntámos bimi assados no forno. Para quem não conheçe, o bimi parece um cruzamento entre os bróculos e os espargos, e já se vende em diversas superfícies comerciais. Lá por casa adoramos! Levámos o bimi ao forno durante 15 minutos a 180º, apenas com azeite e umas pedrinhas de sal e deixámos arrefecer antes de juntar à salada.

 

Entretanto, enquanto o bimi cozinhava, preparámos o húmus. A uma lata de grão juntámos o sumo de uma lima, cerca de 10 folhas de hortelã, 3 ou 4 pés de salsa, 1 dente de alho, sal, um pouco de pimenta e um bom fio de azeite e triturámos tudo no processador até ficar uma pasta cremosa, que colocámos por cima dos "verdes".

 

Por fim, foi só desfiar o peixe, dispor por cima da salada, e finalizar tudo com um fio de azeite, essencialmente para temperar as folhas de espinafres. Não colocámos mais sal dado que o peixe já tem um sabor bastante forte.

 

A combinação ficou maravilhosa, mas sem dúvida que o maior sucesso foi o humu-jito! (já começa a soar melhor, não começa?? ;)) Um verdadeiro hit de verão ;) ;)

 

IMG_20160605_230417 b.jpg

 

 

Ingredientes (duas refeições para 2):

Espinafres crus (2 mãos cheias)

4 carapaus pequenos desfiados

1 caixa de bimi

Azeite e sal

 

Húmus de hortelã e lima:

1 lata de grão

Sumo de uma lima

10 folhas de hortelã

3 ou 4 pés de salsa

1 dente de alho

Sal e pimenta a gosto (recomendo usarem pouco sal)

1 bom fio de azeite

 

(Humu-jito! E agora, já soa espetacular, certo?? ;))

 

Boas receitas!