Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Risotto de Forno sem Lactose

Até fico emocionada a escrever sobre esta receita. Somos absolutamente fãs de risotto, e ocasionalmente fazíamos risotto de cogumelos com queijo sem lactose (até publiquei a receita aqui), mas fico sempre com o bichinho no ombro a chamar-me a atenção para o facto de que queijo sem lactose é, ainda assim, queijo que foi ultra processado para retirar a lactose. E tenho andado a procurar fazer a transição para alternativas vegan, ou naturalmente sem lactose. E este risotto, para além de ser naturalmente sem lactose, é muito simples e juro que parece que tem 3kgs de queijinho do bom ;)

 

Esta receita foi, na verdade, um trabalho de equipa. O P começou, e eu finalizei quando cheguei a casa. Ele começou por fritar 1 copo de arroz arboreo num fio de azeite, sal alho, e juntou depois 1/2 copo de vinho branco. Assim que o alcool evaporou, colocou água (quase 3 copos), bastante tomilho fresco e levou o arroz ao forno a 200º, tapado com papel de prata (o tacho era de metal, não tinha nada que pudesse derreter ;)). A partir dos 20 mins fomos verificando, mas levou cerca de 30 mins a cozinhar no total. No final dessa meia hora, ainda tinha alguma água pelo que escorri a água (entretanto tomei eu as rédes da situação), com cuidado para o deixar ainda húmido, e coloquei o "queijo" que fiz com 2 colheres de sopa de levedura de cerveja, 4 de leite vegetal (usei de aveia, que era o que tinha aberto), e 1 colher de chá de ghee. Para quem não sabe o ghee é manteiga clarificada, e não tem lactose. Misturei bem o "queijo" até ficar cremoso, envolvi o arroz com a mistura, e coloquei mais umas folhinhas de tomilho por cima. Done!!

 

Simples, simples. Nos 30 minutos que leva a cozinhar poderão preparar alguma coisa para acompanhar, arrumar a casa, ler... o que vos apetecer! E depois demora 2 minutos a finalizar!! E digam-me lá se não é delicioso?? :) Se preferirem, poderão juntar cogumelos, tofu, legumes, o que vos apetecer e fazem a refeição completa duma só vez.

 

IMG_20170207_203521.jpg

 

Ingredientes:

1 copo de arroz para risotto

1 fio de azeite

1 dente de alho

2 colheres de sopa de levedura de cerveja

4 colheres de sopa de leite vegetal

1 colher de chá de ghee

Tomilho fresco

Água

Sal 

 

Boas receitas!