Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Risotto de Cogumelos com Segurelha

Este post tem o alto patrocínio do P. Foi ele que fez o risotto, com algumas sugestões e ajuda da minha parte :)

 

Não costumo comer risotto fora de casa. Para além de ser um prato que tenho a certeza absoluta que contém lactose e que depois de 5 minutos de prazer, me vai causar várias horas de sofrimento, geralmente tem demasiado queijo e manteiga para o meu gosto.

 

Portanto decidimos recriar uma versão semi-light e sem lactose. Começámos por demolhar meio saco de cogumelos shitake secos em água tépida durante 5 minutos e depois fervemo-los durante cerca de 15 para os amaciar, com algumas coisinhas boas à mistura: 1 dente de alho esmagado, oregãos secos, manjericão seco, 2 folhas de louro, alecrim, um pouco de sal e pimenta.

 

De seguida o P refogou uma caixa de cogumelos marron - devidamente limpos - com um fio de azeite e 3 dentes de alho picados, aos quais juntámos os cogumelos shitake cortados grosseiramente. Entretanto escorremos a água da cozedura, retirando as ervas, e colocámos num tacho em lume brando, para usar como calda no risotto.

 

Assim que os cogumelos estavam macios, juntámos 1 copo e meio de arroz arboreo e cerca de meio copo de vinho branco, em lume alto para o alcool evaporar. De seguida baixámos o lume e juntámos um pouco da calda, mexendo sempre até o líquido evaporar quase na totalidade. Depois juntámos mais uma concha de calda e repetimos o processo. E assim sucessivamente, até o arroz estar cozinhado e a calda ter desaparecido. É muito importante mexer sempre caso contrário o arroz pode colar, ou pior - queimar.

 

No final, retificámos os temperos (sal e pimenta), e juntámos 30g de queijo mozarella sem lactose e uma colher de chá de manteiga vegetal. É o suficiente para ficar cremoso sem se tornar enjoativo, e excessivamente calórico.

 

Antes de servir, polvilhámos umas folhas de segurelha por cima que combinaram na perfeição com o risotto. Aliás, funcionou tão bem que enquanto estávamos a comer fomos acrescentado mais segurelha ;) Experimentem e depois digam-me o que acharam :)

 

Para acompanhar, fizémos uma salada de espinafres baby, uma endívia e alguns rebentos de feijão mungo, temperados com azeite, limão, sal e um pouco de tahini.

 

IMG_20151124_195848

 

 

Ingredientes (2 refeições para 2 pessoas):

1/2 saco de cogumelos shitake secos

1 caixa de cogumelos marron

4 dentes de alho

Oregãos secos

Manjericão seco

2 folhas de louro

Alecrim

Pimenta

1 copo e 1/2 de arroz arboreo

1/2 copo de vinho branco

1 colher de sopa de manteiga

30 g de queijo mozzarella sem lactose

Sal a gosto

 

Para a salada:

Espinafres baby

1 endívia

1 mão cheia de rebentos de feijão mungo (crus)

Azeite, limão e sal

(opcional) 1 colher de chá de tahini

 

Bom proveito, e boas receitas!