Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Quadradinhos de Nectarina e Alperce

Este fim de semana aproveitámos a pausa prolongada para visitar os pais do P, e celebrar o aniversário da sobrinha dele. 6 aninhos. Como o tempo voa.

 

Como não podia deixar de dar o meu contributo, decidi fazer uma sobremesa para festa de aniversário. Algo que levasse fruta típica de Verão, a celebrar o dia solarengo que está por estas bandas, combinado com o meu crumble, que costuma fazer sucesso por aqui, e lembrei-me de fazer uma espécie de tarte de nectarina e alperce, com crumble de aveia e côco. Nada de muito complicado, até porque queria minimizar a lista de compras, dado que não tenho aqui em casa alguns dos ingredientes que costumo utilizar nas sobremesas, nomeadamente óleo de côco e xarope de ácer.

 

Lá fomos nós, em excursão para o supermercado, comprámos os ingredientes, e toca a cozinhar :) Para começar, dado que nao encontrei xarope de ácer, usei agave, que não seria a minha primeira escolha. Segundo, queria fazer uma base de farinha de amêndoa e tâmaras, mas como só tinha um quadradinho pequenino (20g talvez) de pasta de tâmara que, por acaso, tinha trazido comigo, tive de improvisar. 

 

Comecei por fazer a compota de fruta. Descasquei e parti 6 nectarinas e 6 alperces, e coloquei-os num tacho com algumas folhas de hortelã, 10 colheres de xarope de agave, e água suficiente para cobrir a fruta. Assim que levantou fervura, baixei o lume e deixei cozinhar até reduzir para cerca de 1/3. Ainda estava ligeiramente liquido quando desliguei o lume, mas ao arrefecer engrossou um pouco.

 

Enquanto a compota cozinhava, preparei a base. À de farinha de amêndoa juntei uma mistura de óleo de côco, xarope de agave e as 20g de pasta de tâmara, que aqueci no microondas, mexendo bem até ficar tudo incorporado. Coloquei a base de amêndoa num pirex quadrado, devidamente untado, pressionando bem até ficar uniformemente distribuída, e levei ao forno cerca de 5-10 mins a 180º. Assim que começou a dourar, retirei do forno para arrefecer.

 

Finalmente, preparei o crumble. O meu preferido, acho que já referi aqui anteriormente, tem de levar com farinha de milho. Fica mil vezes melhor do que com farinha de trigo, ou qualquer outro tipo de farinha. Usei 1 chávena de meia de farinha (de milho), à qual juntei a mesma quantidade de flocos de aveia, meia chávena de xarope de agave e 2 colheres de sopa de óleo de côco. Misturei com um garfo até ficar em "migalhas", e reservei até a compota e a base estarem suficientemente frios para montar a sobremesa.

 

Apesar de não ser uma sobremesa complicada a nível de confecção, nem muito complexa ao nível dos ingredientes - mesmo como eu gosto - é um pouco chata porque envolve alguma espera. Confesso que para pessoas impacientes como eu, não é fácil aguardar que cada camada arrefeca, antes poder montar tudo. E acaba por levar algum tempo a concluir o processo do início ao fim. Mas vale a pena a espera :)

 

Assim que estava tudo suficientemente frio, espalhei a compota por cima da base, e por fim o crumble, e levei ao forno durante cerca de 25-30 minutos a 180º. A 5 minutos do final, juntei lâminas de côco torrado e espalhei por cima um fio de mel, antes de voltar a levar ao forno para acabar de dourar.

 

Antes de servir, cortei-os nos quadradinhos que deram origem ao nome (em boa verdade, deveria ter-lhes chamado rectângulos), mas tenho a dizer que voaram!! Foram um sucesso. Doces o suficiente para saber a sobremesa, mas não tanto que se tornassem enjoativos, e a nectarina e o alperce deram-lhes o toque de acidez perfeito para cortar a textura mais pesada quer da base, quer do crumble, com a surpresa acrescida da hortelã que se sentia o suficiente para lhe conferir alguma frescura sem se sobrepor aos restantes sabores. Just perfect para uma noite de verão :) Eu sei que ainda não chegámos lá, mas hoje, ao fim do dia, no quintal, por baixo da ramada, a comer carne grelhada no carvão e a beber vinho rosé fresquinho, quase que parecia ;)

 

Se puderem, experimentem mornos e com uma bola de gelado... devem ficar maravilhosos!! :) 

 

IMG_20160611_220006.jpg

 

IMG_20160611_220108.jpg

 

IMG_20160611_145139.jpg

 

 

Ingredientes:

Base:

300g de farinha de amêndoa

20g de pasta de tâmara

2 colheres de sopa de óleo de côco

8 colheres de sopa de xarope de agave

 

Compota:

6 nectarinas

6 alperces

10-12 folhas de hortelã

10 colheres de sopa de xarope de agave

 

Crumble:

1 chávena e 1/2 de farinha de milho

1 chávena e 1/2 de flocos de aveia

1/2 de xarope de agave

2 colheres de sopa de óleo de côco

 

Boas receitas, e um excelente fim de semana prolongado!! :)