Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Pizza de Couve Flor

TÊM MESMO DE EXPERIMENTAR ESTA RECEITA!!! Ok, agora que estou mais calma... que delícia. A sério, experimentem que não se vão arrepender ;)

O ponto de partida: meia couve flor que sobrou de uma outra receita. Decidi juntar farinha de arroz, queijo ralado sem lactose, tomate seco e ervas (oregãos e manjeircão seco) e triturar tudo no processador de comida. Deu uma boa quantidade. O suficiente para fazer não uma, mas duas pizzas. Assim que a base estava devidamente triturada, forrei e untei 2 formas com um pouco de azeite e espalhei o preparado, pressionando com as mãos até ficar uniforme. Levei cada base ao forno a 180º durante 10 minutos, para ganhar alguma consistência antes de colocar os restantes ingredientes.

 

Enquanto cada uma das bases arrefecia o suficiente para lhes conseguir tocar, preparei um molho de tomate apenas com polpa de tomate, manjericão seco e sal, que depois espalhei em cima das pizzas. Para o recheio, usei uma caixa de cogumelos laminados, um molho de espargos e cerca de meia curgete, fatiada. Espalhei os ingredientes por cima das pizzas, polvilhei com queijo ralado (sem lactose), oregãos e um fio de azeite e levei ao forno por mais 20 minutos cada, a 180º.

 

Ficaram de-li-ciosas. O tempo de preparação não é demorado, mas é um pouco messy. A couve flor já por si o é, quando se parte saltam sempre pequenos floretes, mas no processador de comida, a coisa torna-se ainda mais crítica. No final, tinha couve flor em todo o lado, acho que só o tecto escapou ;) Também é preciso ter algum cuidado com as quantidades que se coloca no processador. É preferível triturar a massa por partes, e depois amassar tudo junto como eu fiz. Eu tentei triturar tudo junto e não funcionou.

 

Da próxima, como sugerido pela minha querida Homemade Gourmet, vou experimentar utilizar quinoa em vez da couve flor. Apesar de muito saborosa, a base ficou com uma textura um pouco maleável demais que, segundo ela, não acontece na versão com quinoa. Vou experimentar em breve, D!! Esta versão (de couve flor) tem de ser comida com faca e garfo, mas ainda assim, deu para cortar em fatias e retirar das formas, com muito muito cuidado. Quase que parecia uma pizza de verdade ;)

 

 

20160412_233404

 

 

Ingredientes (2 pizzas médias):

Para a base:

600 gramas de couve flor

100 g de farinha de arroz

8 tomates secos

Cerca de 30 g de queijo sem lactose

Um fio de azeite (usei o do tomate)

Ervas aromáticas a gosto (usei oregãos e manjerição secos)

 

Para o molho:

1/2 chávena de polpa de tomate

Manjericão seco

Sal a gosto

 

Para o recheio:

Uma caixa de cogumelos laminados

1 molho de espargos

1/2 curgete média/ grande

Cerca de 40 g de queijo sem lactose

Oregãos secos

Um fio de azeite

 

 

Boas receitas!