Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Peito de Frango no Wok com molho de Soja e Mel

Embora ande a evitar as proteínas de origem animal, aliás lá por casa a grande maioria das nossas refeições já são vegetarianas, não excluímos totalmente a carne o peixe da nossa alimentação. As grande excepções são as ocasiões em que vamos comer a casa dos nossos pais, de amigos, ou jantar fora, mas também fazemos algumas refeições em casa com carne ou peixe, e acabamos por "fugir" muito para os nossos preferidos: o salmão e o frango.

 

Frango no wok com legumes é um dos pratos mais rápidos de fazer, com a grande vantagem de render imenso. Quantos mais legumes juntarmos, mais rende, mais nutritiva fica, e menor o conteúdo de proteína animal ;) Estes 2 peitos de frangos, meio saco de brócolos e 2 cenouras raladas deram-nos para 4 refeições (2 cada). Infelizmente não tinha mais brócolos, nem outras alternativas de sabor neutro tipo a curgete (o que tinha de legumes iria contrastar demasiado com o resto). Mas como referi anteriormente, quanto mais legumes juntarem, mais o prato rende. E 2 peitos de frango poderiam ter dado para 6 ou 8 refeições. Poupam dinheiro, e comem de forma mais saudável.

 

Começámos por temperar o frango com molho de soja, oregãos, e um pouco de pimenta e deixá-lo repousar uns minutos. Já vos disse que o P é um ajudante espetacular? :) Foi ele que fez esta parte enquanto eu tratava dos legumes e dos cogumelos. Depois coloquei um fio de óleo de sésamo no wok, e outro de azeite, e ralei um pouco de gengibre que deixei a saltear um minuto para libertar o sabor, antes de juntar os cogumelos pleurotus que parti em pedaços pequenos. Entretanto parti o frango em cubos, e juntei aos cogumelos, e deixei fritar uns minutos. Quanto já estava com uma cor uniforme, mais esbranquiçada, juntei a cenoura ralada, os brócolos, o molho de soja e o mel, e deixei apurar cerca de 10-15 minutos, corrigindo o sal no fim. Enquanto isso, fizemos um tacho de arroz (fez o P, com o meu apoio moral ;)), para ficar tudo pronto ao mesmo tempo.

 

No final, é só servir, polvilhado com umas sementes de girassol (que poderão, obviamente, omitir).

 

IMG_20170319_215547 b.jpg

 

Ingredientes:

2 peitos de frango

2 cenouras

Brócolos congelados (recomendo 1 saco, eu usei 1/2 porque era o que tinha)

Molho de soja (2 colheres de sopa para marinar o frango, e mais 2 posteriormente)

1 fio de óleo de sésamo

1 fio de azeite

1 colher de sopa de mel

Oregão secos (ou outras ervas que prefiram)

Sementes de girassol

Sal e pimenta qb

 

 

Boas receitas!