Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Panquecas saudáveis de "Nutella"

Um destes fins de semana fomos até Sines visitar uns casal amigo, e ficámos na casinha deles que parece saída dum catálogo de casas de bonecas. Conseguem imaginar aqueles turismos rurais ultra acolhedores, e cheios de deliciosos pormenores decorativos, desde o banco da madeira à janela, com um monte de almofadas fofinhas, mesmo a pedir para nos sentarmos a ler um livro, ou a cadeira de baloiço junto de uma outra janela cheia de vasos de flores? Tudo era lindo, tudo dava vontade de ficar, enroscar e não sair mais dali.

 

Como agradecimento pela estadia, preparámos alguns dos nossos miminhos favoritos, incluíndo estas bolachas de amêndoa e cacau e estes crocantes de grão, mas com levedura em cerveja em vez da paprika fumada. Se a versão original já é maravilhosa, esta ainda ficou melhor ;) E para o brunch de Domingo, preparei uma torre destas maravilhosas panquecas. A receita já tinha sido publicada anteriormente no blog, mas esta versão ficou muito melhor, portanto adaptei e atualizei. E como recuerdo, deixámos-lhes a receita escrita na - também maravilhosa - parede de ardósia que eles tinham na cozinha.

 

As panquecas são muito simples de preparar, e basicamente sabem a nutella, mas numa versão muito mais saudável ;) Com estas quantidades de ingredientes conseguem fazer cerca de 20 panquecas, de tamanho médio. Se quiserem menos, cortem tudo para metade. Coloquei na bimbi 2 chávenas de leite de aveia com cacau, 2 chávenas de flocos de aveia, 2 colheres de sopa de linhaça, 2 mãos cheias de avelãs, 4 colheres de sopa de cacau em pó, 1/3 chávena de geleia de côco e 2 ovos, e bati tudo até ficar bem cremoso. Depois fritei-as com óleo de côco. O truque, já devem saber ;) é virá-las apenas quando começam a formar bolhas de um lado. 

 

2017-05-07 02.29.34 1.jpg

2017-05-07 02.29.37 1.jpg

 

Só para terem uma ideia da casinha... <3

 

IMG_20170422_134933.jpg

 

 

Ingredientes:

2 chávenas de leite de aveia (usámos um com cacau, mas podem usar do normal)

2 chávenas de flocos de aveia

2 colheres de sopa de linhaça

2 mãos cheias de avelãs

4 colheres de sopa de cacau em pó

1/3 chávena de geleia de côco (ou outro adoçante a gosto)

2 ovos

 

Triturar tudo na bimbi ou num processador de comida até ficar cremoso.

Fritar com um pouco de óleo de côco, virando cada panqueca quando começar a formar bolas dum lado.

Formar uma torre, colocar fruta a gosto/ mel/ sementes de cânhamo, girassol, ... o que vos apetecer :)

E devorar! :)

 

 

Boas receitas!