Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Mousse de Cacau com Chia e Hortelã

Antes de avançarmos mais, têm de experimentar esta mousse com umas folinhas de hortelã, fica mara-vilhoso!!! E agora podemos continuar... ;) Fiz esta receita pela primeira vez há cerca de 3 anos, inspirada por uma mousse de chia da Mafalda, que entretanto não encontro. Mas no site dela têm muitas outras alternativas para se inspirarem ;)

 

Por alto, do que me recordo, a mousse original tinha chia, leite vegetal, uma pitada de cacau, e frutos vermelhos, e eu decidi transformá-la numa mousse de "chocolate", com sementes de chia. As sementes de chia, para além de terem uma série de nutrientes maravilhosos, têm a capacidade de absorver até 4 vezes o seu peso em líquido, ou seja, são uma otima alternativa para fazer mousses, sem recorrer a gelatina, agar agar ou outros métodos para engrossar líquidos. 

 

Este fim de semana, decidi "rever" a minha receita de mousse de chocolate com chia, para celebrar o regresso do P, que esteve 2 semanas fora em trabalho. 

 

Juntei no liquidificador 4 chávenas de leite de aveia, 2 colheres de sopa de cacau em pó, 50g de pasta de tâmaras (basicamente são tâmaras medjool que comprei já trituradas, aqui na Villa Bio), 6 colheres de sopa de xarope de ácer, e 1 colher de chá rasa de pasta de baunilha. Triturei tudo, coloquei numa taça, juntei 1 chávena de sementes de chia, e coloquei no frigorífico.

 

O importante neste tipo de mousses, é ir mexendo, caso contrário as sementes vão-se aglomerando, e ficamos com uma parte sólida e líquido por baixo. Vão mexendo cada 20/ 30 minutos, até as sementes absorverem totalmente o líquido.

 

Quando estiver pronta, é só colocar em tacinhas, juntar umas folhas de hortelã, e servir :) Acreditem que a hortelã faz TODA a diferença ;) ;)

 

 

IMG_20160529_141111.jpg

 

 

Ingredientes:

4 chávenas de leite de aveia

2 colheres de sopa de cacau em pó

50g de pasta de tâmaras

6 colheres de sopa de xarope de ácer

1 colher de chá rasa de pasta de baunilha

1 chávena de sementes de chia

Folhas de hortelã fresca

 

Boas receitas!