Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Massa de Atum com Espargos

Esta é uma das minhas receitas preferidas quando estou absolutamente sem imaginação, e me apetece algo rápido e saboroso. Geralmente junto curgete ou espinafres ao atum - fica mara-vi-lhoso - mas também funciona muito bem com bróculos, ou com espargos que foi o caso. Aliás, era a única alternativa verde que tinhamos em casa porque andámos a adiar uma muito necessária ida ao supermercado. Ou ao mercado, que espero que se concretize finalmente amanhã - façam figas ;) Para mim é das melhores sensações do mundo, chegar a casa após uma ida ao mercado e apreciar o arco-íris de cores com que recheamos a fruteira e o frigorífico. Tudo de ótima qualidade, e a preços muito simpáticos.

 

Voltando à massa de atum... Tal como na minha bolonhesa, há dois ingredientes que não podem falhar na massa de atum: tomate seco e manjericão fresco. São absolutamente fundamentais para lhe dar um toque especial e não sentirmos que estamos na verdade a comer esparguete com atum enlatado. Começámos por saltear um molho de espargos num fio de azeite - utilizámos o azeite do frasco do tomate seco - alho e cerca de 5 tomates secos cortados em pedaços. Após uns minutos, ainda com os espargos estaladiços, juntámos duas latas de atum enlatado ao natural, uma lata de tomate em pedaços, 6 ou 7 alcaparras, algumas folhas de manjerição fresco picado, uma pitada de pimenta, sal, oregãos e manjericão secos, e um fio de vinagre balsâmico. Podem também juntar um pouquinho de vinho branco. Depois é só deixar refogar e apurar cerca de 10 ou 15 minutos e corrigir os sabores a vosso gosto.

 

Poderão juntar mais picante, mais alcaparras caso gostem daquele contraste de acidez, mais ervas caso o sabor ainda esteja suave... o que vos apetecer. Mas acreditem que o tomate seco e o manjericão tornam logo este prato tradicionalmente banal, numa refeição especial. Se preferirem, em vez do atum podem utilizar cogumelos e transformar esta massa num prato veggie ;)

 

Quando estava a nosso gosto, desligámos o molho e juntámos à massa, previamente cozida. Desta vez utlizámos esparguete normal, mas faço frequentemente com massa sem gluten e fica igualmente delicioso :)

 

IMG_20151218_141128

IMG_20151218_141413

 

 

Ingredientes (para 4 doses):

Cerca de 1/3 de um pacote de esparguete

1 molho de espargos

2 latas de atum ao natural

1 lata de tomate em pedaços

5 ou 6 tomates secos

6 ou 7 alcaparras

Manjerição - 8 ou 10 folhas

Manjerição seco

Oergãos secos

Sal e pimenta q.b.

1 fio de vinagre balsâmico

 

Boas receitas!