Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Massa de Arroz com Legumes e Tofu

Fiz este prato há umas semanas, e apesar de ter partilhado no Facebook e no Instagram, apercebi-me recentemente que não o publiquei  no blog - grande falha!!! Esta é uma daquelas receitas ultra fáceis e práticas de fazer, perfeitas para quando chegamos a casa e não temos nada preparado para fazer. Basta juntar 3 ou 4 ingredientes, e está pronto. Para quem, como eu, costuma ter muitas vezes tofu em casa, é o desenrasque perfeito. Aliás, duma forma geral, quando precisamos de improvisar uma refeição rápida, fugimos muitas vezes para a massa de arroz com legumes salteados e alguma forma de proteína. Massa de arroz e legumes nunca faltam cá em casa, portanto mesmo em dias onde temos pouco tempo - ou imaginação - não passamos fome ;)

 

Começámos por partir o tofu em cubinhos, e preparar uma marinada com molho de soja (tamari), vinagre de arroz, mel, gengibre, e sumo de laranja. Depois deixámos o tofu a marinar uns minutos no frigorífico. Entretanto, lavámos e partimos uma cabeça de brócolo pequena, e ralámos uma cenoura no processador de comida, para acelerar o tempo de cozedura. Depois fritámos o tofu num fio de molho de sésamo, até ficar dourado, e reservámos. Na mesma frigideira, salteámos os brócolos e a cenoura uns minutos, aproveitando o molho o tofu. Juntámos apenas umas pedrinhas de sal.

 

Enquanto os legumes cozinhavam, enchemos uma panela pequena com água, e após levantar fervura juntámos a massa de arroz e sal. Passados cerca de 4 minutos, que é o tempo que a massa demora a cozer, escorrêmo-la, e colocámos nos pratos juntamente com os legumes, o tofu, umas sementes de girassol, e, para finalizar em beleza com aquele sabor tão maravilhosamente cheezy, uma colher de sopa de levedura de cerveja.

 

Simplesmente perfeito ;)

 

IMG_20170120_201402[1].jpg

 

Ingredientes:

Cerca de 200g de tofu

1 cabeça de brócolo pequena

1 cenoura pequena ralada

2 ninhos de massa de arroz/ pho

2 colheres de sopa de levedura

1 mão cheia e sementes de girassol

1 fio de óleo de sésamo

Sal q.b.

 

Para a marinada:

2 colheres de molho de soja (tamari)

1 colher de café de gengibre em pó

1 colher de chá de mel

Sumo de 1 laranja

 

(Esta marina é perfeita com salmão, fica a dica ;))

 

Boas receitas!