Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Massa com Pesto de Tomate Seco, Legumes e Cogumelos

Se há uma combinação de sabores da qual uso e abuso, é manjericão e tomate seco. Amo de paixão. Tenho sempre manjericão fresco em vaso, e um frasco de tomate seco na despensa. Quando tudo o resto falha, tenho sempre estes dois "amigos" à mão ;)

 

Ontem passei no supermercado a caminho de casa, para comprar fruta e legumes, que tenho de ter sempre com fartura em casa, e encontrei cogumelos frescos. Eles sorriram para mim, e trouxe duas caixinhas comigo :) E a receita começou a formar-se na minha cabeça...

 

Quando cheguei a casa, juntei no processador de comida dentes de alho, pinhões, os meus fiéis amigos tomate seco e manjericão, reguei com um pouco do azeite do tomate, e temperei com umas pedras de sal. Reservei. Entretanto cozi uma cabeça de bróculo, e no final juntei um molho de espargos que tinha congelados. No final, juntei à agua dos legumes duas porções de massa pho e deixei cozinhar uns 3 minutos antes de desligar. Enquanto os legumes cozinhavam, salteei uma das caixas de cogumelos, apenas com um fio de óleo de sésamo e sal.

 

Depois foi só "montar" o prato, e regar tudo com o molho pesto de tomate seco. Cozinhei a massa, legumes e cogumelos com o mínimo de temperos e gordura possíveis porque o molho só por si já de sobra.

 

E "that's all folks" :) Demorou cerca de 20 minutos do início ao fim, e o resultado final foi maravilhoso :) Os meus fiéis amigos nunca me falham ;)

 

 

IMG_20150715_202724

(a.m. ou antes de misturar)

 

IMG_20150715_203116

(e d.m. ou depois de misturar ;))

 

 

Ingredientes (para 2)

 

Pesto de tomate seco:

8 a 10 folhas de manjericão fresco

1 colher de sopa (pouco cheia) de pinhões

4 dentes de alho

Azeite e sal q.b.

 

Massa com legumes e cogumelos:

2 "novelos" (não sei o nome técnico) de massa pho

1 cabeça de bróculo pequena

1 molho de espargos

1 caixa de cogumelos frescos

Óleo de sésamo e sal q.b.

 

Boas receitas!