Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Lasanha de Beringela e Tofu

A minha ideia original era fazer beringelas recheadas com tofu, mas as beringelas pregaram-nos uma partida e uma delas estava pisada no topo, pelo que foi necessário improvisar ;) Cortei a parte pisada, e laminámos as beringelas e levámo-las ao forno com um fio de azeite e bastante tomilho e oregãos frescos. Não estranhem a bipolaridade e alternência entre o "eu" e "nós", mas na maioria das vezes o P ajuda-me na preparação das receitas. Maravilhoso ajudante que eu arranjei <3

 

Enquanto a bringela assava, preparámos um molho de tomate. Começámos por colocar um fio de azeite na frigideira, ao qual juntámos o tomate fresco sem casca, e uma lata de tomate pelado. Deixámos refogar uns minutos e acrescentámos 1 dente de alho picado, 1 mão cheia de espinafres, manjericão e oregãos secos, 1 fio de vinagre balsâmico e uma pitada de sal e pimenta preta. Passados mais 5 ou 10 minutos retificámos o sal, deixámos apurar uns minutos e desligámos.

 

Um pouco antes do molho estar pronto retirámos a beringela do forno para arrefecer uns minutos e facilitar a "montagem" da lasanha ;) Retirámos metade da beringela para um prato, e desfizémos o tofu para cima da camada que ficou no pirex, voltando a colocar a restante beringela por cima. Por cima, espalhámos o molho de tomate, acrescentando um pouco de água para 1) não secar; e 2) ajudar o molho a escorrer melhor. Acrescentámos ainda um pouco de sal, e ervas a gosto, e levámo-la ao forno cerca de 40 minutos.

 

Por fim, findos estes 40 minutos, juntámos uma camada de linhaça e levedura nutricional por cima para formar uma crosta crocante. São cerca de 5 ou 10 minutos a 180-200º, dependendo da potência do forno, até ficar tostado. Acompanhámos a lasanha com cuscus de espelta, uns dias, e noutros com uns maravilhosos nachos de espelta (feitos a partir de tortilhas de espelta, receita aqui ;)).

 

Esta lasanha foi o nosso almoço (praticamente) a semana toda, e precisámos dos hidratos para nos dar energia :) Mas para uma versão sem hidratos ou sem glúten, podem esquecer o acompanhamento, ou acompanhar com arroz, por exemplo. 

 

2017-08-12 03.48.50 4.jpg

 

 

Ingredientes:

2 beringelas

400g de tofu

Tomilho e oregãos frescos

 

1 tomate grande sem casca

1 lata de tomate pelado

1 mão cheia de espinafres

1 fio de vinagre balsâmico

Manjericão e oregãos secos

1 dente de alho

Sal e pimenta

Azeite

Água

 

2 colheres de sopa de linhaça

2 colheres de sopa de levedura

 

Assar as beringelas 10 ou 15 minutos com o tomilho e oregãos frescos e um fio de azeite. Retirar e dividir em 2. 

Entretanto preparar o molho de tomate juntando os ingredientes todos e deixando apurar uns 15 minutos.

 

Colocar uma camada de beringela, o tofu no meio, e outra de beringela e colocar o molho de tomate por cima.

Juntar um pouco de água e sal, e mais ervas a gosto. Levar ao forno cerca de 30-40 minutos.

 

Juntar a crosta de linhaça e levedura, e levar forno mais uns minutos até tostar.

 

Bom proveito! :)