Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Hambúrgueres de Grão e Beringela com Talos de Beterraba

Tenho duas palavras para descrever estes hambúrgeres: deli-ciosos ;) Tudo começou com um desejo de comer falafel. Tinha a salsa, tinha o grão, mas também tinha duas beringelas no frigorífico a sorrir para mim, e queria fazer comida suficiente para levar para o almoço. Geralmente quando faço falafel, é um esforço hercúleo para não comermos tudo de uma empreitada. Uma lata de grão dá para jantarmos os 2, e pouco mais.


Assim sendo, parti da receita do falafel, mas acrescentei uns pózinhos :) Começei por cozinhar as beringelas, como faço para as receitas de beringela recheada - exemplos aqui e aqui - durante cerca de 5 minutos no micro-ondas, com apenas um golpe a meio. Passados os 5 minutos (sou capaz de ter esticado para os 8, até terem amolecido o suficiente para cortar sem dificuldade), deixei arrefecer antes de as partir em cubos e triturar no processador juntamente com 1 lata de grão escorrida, 2 dentes de alho, 1 colher de sopa de taíne/ pasta de sésamo, 1 chávena de trigo sarraceno, 1 mão cheia de salsa, 2 colheres de chá rasas de cominhos e 3 cheias de garam masala, uma pitada de pimenta, sal a gosto, e finalmente 1 colher de sopa de farinha (usei uma mistura sem glúten, mas podem usar outra da vossa preferência) para unir tudo e garantir que os hambúrgeres ficavam com uma consistência mais "sólida". Uma dica para evitar que começe tudo a colar e a máquina não processe: não triturem tudo de uma só vez. Comecem pelas beringelas e vão juntando os restantes ingredientes, mas sem nunca encher a máquina até cima. É preferível terminar de misturar à mão.

 

Depois formei bolinhas do tamanho desejado (fiz cerca de 9 hambúrgeres grandes), e levei ao forno 30 minutos a 160º, e mais 10 a 180º. O meu forno tem tendência a queimar por baixo, mas caso consigam controlar o vosso melhor, podem deixar apenas 20 ou 30 minutos a 180º.

 

Ficaram tão bons!!!! O sabor faz lembrar o falafel, mas com um toque mais "indiano" por causa do garam masala e da beringela (há um prato que ADORO comer no indiano que é precisamente beringela assada no forno com especiarias). Experimentem que não se vão arrepender! :)

 

Acompanhámos com batata doce e talos de beterraba, que assei apenas com sal e um fio de azeite. Tanto eu como o P adoramos, e para quem não gosta de beterraba, é uma ótima forma de ingerir os nutrientes, sem sentir aquele sabor a terra. Ainda por cima as beterrabas que comprámos na minha querida VillaBio estavam lindas, com as folhas super viçosas. Foram encomendadas de propósito, e viu-se bem que tinham sido acabadinhas de colher. Foto em baixo. Não estão com um ar apetitoso? :) Caso não tenham uma mercearia bio de confiança como eu, experimentem no mercado da vossa zona.

 

IMG_20170219_230352 c.jpg

 

IMG_20170219_230520 b.jpg

 

 

IMG_20160705_192149.jpg

 

Ingredientes (para 9 hambúrgeres grandes):

1 lata de grão escorrida

2 beringelas médias

2 dentes de alho

1 colher de sopa de taíne/ pasta de sésamo

1 chávena de trigo sarraceno

1 mão cheia de salsa

2 colheres de chá rasas de cominhos

3 colheres de sopa cheias de garam masala

1 colher de sopa de farinha

Sal e pimenta q.b.

 

Boas receitas!!

3 comentários

Comentar post