Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Hambúrgeres do Mar com Caril e Mostarda e trio de Legumes no Forno

Esta receita foi inspirada por um ingrediente que encontrei no supermercado Brio um destes dias. Estava a dar a voltinha do costume, a comprar tostas de castanha ou outro snack para picar ao lanche, e vi umas pastinagas a sorrir para mim. A pastinaga ou cherovia é uma raiz parecida com a cenoura, mas branca e com um sabor mais intenso, segundo a Wikipédia. Não sei bem definir o seu sabor, mas é adocicada, com uma textura muito parecida com a cenoura.

 

Inicialmente pensei em fazer um gratinado de batata, pastinaga e cenoura com leite de côco e caril, mas entretanto, vi no pinterest uma receita de batata que achei interessante, e partí daí. Decidi fazer algo semelhante, com o trio de legumes, e incorporar o caril numa espécie de "fish-cakes", com um pequeno twist. Temos sempre vários tipos de peixe no congelador, incluindo salmão, atum, douradas inteiras para assar, etc. E no meio disto tudo, tinhamos um filete de peixe galo e algumas tiras de pota congeladas.

 

E assim foi. Cheguei a casa, e começei por laminar os 3 legumes (8 ou 10 batatas médias, 1 cenoura grande e 2 pastinagas médias) e colocá-las num pirex com um fio de azeite. Demorei cerca de 5 minutos a preparar os legumes e laminar, e outros 5 ou 10 a dispo-los da forma que vi na receita original. No fundo, foi apenas uma questão estética. Se quiserem podem simplesmente espalhá-los pelo pirex, e poupam os 10 minutos que demorei nesse passo. Depois temperei tudo com alho picada, mais um fio de azeite, oregãos secos, tomilho seco e um pouco de pimenta branca e sal.

 

Enquanto o forno aquecia, começei a preparar os hamburgers. Coloquei no processador o filete de peixe galo, e as tiras de pota, que tinham estado uns 5 minutos numa bacia com água quente para descongelarem um pouco. Sequei-os ligeiramente antes de os colocar na máquina. Depois acrescentei 3 dentes de alho grandes, uma mão de salsa fresca, 1 colher de chá de caril, acafrão e de sementes de mostrada, 1/2 colher de chá cada. E acrescentei 1 colher de chá de fécula de batata para ligar tudo. Temperei com sal, e formei 4 hamburgers.

 

Os legumes foram para o forno durante 20 minutos a 180º, cobertos com papel de prata e mais 25 sem o papel, a 200º. E enquanto cozinhavam, fritámos os hamburgers, numa frigideira bem quente com um pouco de óleo de sésamo.

 

Tenho a dizer que os hamburgers foram um sucesso!!! Eu e o P adorámos, e ainda dei a provar a uma colega de trabalho que também gostou muito. Têm um sabor forte, por causa das especiarias e do sal, caso prefiram um sabor mais suave, podem colocar um pouco menos de caril e de mostarda, ou cortar no sal. Para mim, estavam no ponto. Os legumes também ficaram espectaculares. Estaladiços, e saborosos, com aquele toque do tomilho que combina tão bem com batatas assadas.

 

Uma receita a repetir :)

 

IMG_20151118_002927.jpg

 

 

 

IMG_20151118_002409

 

 

IMG_20151118_002004

 

 

Ingredientes (2 refeições para 2):

 

Hamburgers do Mar:

400g de tiras de pota

1 filete grande de peixe galo (ou outro peixe)

3 dentes de alho grandes

1 mão de salsa fresca

1 colher de chá de caril,

1/2 colher de chá de acafrão

1/2 colher de chá de sementes de mostrada

1 colher de chá de fécula de batata

Sal a gosto

 

Trio de Legumes:

8 ou 10 batatas médias

1 cenoura grande

2 pastinagas médias

2 dentes de alho

Oregãos secos a gosto

Tomilho seco a gosto

Pimenta branca e sal q.b.

 

Boas receitas!