Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Hambúrgeres de Espinafres com Tomate Seco

Acho que já deu para perceber que umas das minhas combinações preferidas na cozinha é tomate seco e manjericão. Em cada 20 posts, 5 receitas têm um ou outro. Ou ambos ;)

 

Mas a verdade é que é uma combinação que fica maravilhosa na massa com atum, carne picada, cogumelos, e quando tenho convidados em casa é uma forma rápida de criar um prato saboroso sem perder horas na cozinha.

 

Ontem tivemos convidados em casa para jantar, após o trabalho (sim, ainda não fui de férias :P) e queria ter o jantar pronto relativamente cedo, sem ter preparado nada de véspera. Solução: à hora de almoço fui comprar carne picada (de bovino, picada na hora no talho), e mais uns ingredientes para juntar, incluindo o tomate seco e espinafres. Aproveitei também para comprar outro vaso de manjericão, que com o calor, eles acabam por secar rapidamente e esgotei o último nos cogumelos recheados :\

 

Quando cheguei a casa coloquei meio kg de carne no processador de comida, juntei cerca de 200g de espinafres, 3 dentes de alho, 4 ou 5 tomates secos, 4 ou 5 azeitonas pretas, 8 folhas de manjericão, umas gotinhas de molho de soja e vinho branco, e uma pedrinhas de sal. Triturei tudo até ficar bem homogéneo, mas ainda com pedaços pequenos visíveis dos ingredientes, para dar mais cor. 

 

Depois moldei os hamburgers, fritei-os com um pouco de azeite, fiz um arroz e uma salada de tomate. Simples simples. Tinha o jantar na mesa a horas, e toda a gente gostou, incluindo a minha afilhada que tem menos de 2 anos, e para quem preparei uma mini versão apenas com espinafres. "Nham nham, tia", dizia ela. Tão fofinha :)

 

IMG_20150813_202649

 

 

Ingredientes (para 4,5 pessoas ;)):

500g de carne de bovino picada

200g de espinafres

3 dentes de alho

4 ou 5 tomates secos

4 ou 5 azeitonas pretas

8 folhas de manjericão

Molho de soja q.b.

Vinho branco q.b.

Sal q.b.

 

Para acompanhar, arroz e tomate fica top ;)

 

Boas receitas!