Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Frango com Legumes e Tâmaras

Chamar a esta receita "frango" com qualquer coisa é altamente hiperbólico. Tinha dois míseros pedaços de frango assado que tinham sobrado do jantar de Domingo, e queria fazer alguma coisa que desse não só para o jantar de 2ª feira, mas também para o almoço de 3ª. Faço muitas receitas "render" acrescentado legumes à receita original. Por exemplo, 300g de carne picada, que seria uma refeição (generosa) para 2 pessoas, geralmente dá-me para 2 ou mais refeições para mim e para o P, porque lhes junto sempre 2 ou 3 tipos diferentes de legumes.

 

É uma forma simples de baixar o custo das refeições, dado que tipicamente os legumes da época são mais baratos do que a carne ou o peixe, de reduzir o consumo de proteínas animais, e de aumentar o consumo de vegetais :)

 

Voltando à receita. Desfiei os 2 pedacinhos de frango, que não deviam ter mais de 150/ 200 gramas na melhor das hipóteses, e parti um pedaço grande de curgete e de abóbora em cubos (cerca de 300 g de cada) que coloquei a saltear no wok, com um fio de azeite, 1 colher de chá bem cheia de garam masala, 1 pitada de canela, sal, pimenta, e 2 tâmaras partidas aos pedacinhos. Coloquei apenas 2 tâmaras porque são bastante calóricas, mas foram o suficiente para conferir um contraste interessante com as especiarias. Ficou adocicado, sem ficar enjoativo. Deixei saltear até aos legumes amolecerem. Não os deixei desfazer, porque queria que ficassem semi "crocantes". Nessa altura, incorporei 1 lata de cogumelos de conserva (não tinha frescos) e os pedaços de frango desfiados, deixei cozinhar mais 1 ou 2 minutos e desliguei.

 

Enquanto os legumes cozinhavam fiz um arroz simples ao qual acrescentei umas folhas de salsa para dar cor, e sabor.

 

Missão cumprida. Ficámos com um jantar saboroso e almoço para o dia seguinte, partindo de 2 microscópicos pedaços de frango.

 

Fica a dica para quando não souberem o que fazer com um pedaço que frango que tenham esquecido no frigorífico :) Também deve funcionar bem em versão veggie sem frango, apenas com os cogumelos.

  

 

IMG_20150804_190210

 

 

Ingredientes (2 refeições para 2 pessoas):

150/ 200g de frango desfiado

1 lata média de cogumelos de conserva

300g de curgete

300g de abóbora

2 tâmaras medjool

1 colher de chá bem cheia de garam masala

1 pitada de canela

Azeite, sal e pimenta q.b.

 

1 chávena de arroz

4 ou 5 raminhos de salsa picados

Azeite, água e sal

 

 

Boas receitas!