Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Empadão "Rédon" com crosta de Linhaça

Adoro esta expressão. A mãe do P costuma usar, e eu adoptei, porque acho genial. E dá aos "restos de ontem", um ar mais fancy ;)

 

No sábado tivemos um jantar cá em casa e sobrou alguma carne. Como eu não sou especialmente fã de carne, muito menos bifes, que era o caso, decidi transformá-los numa receita mais a meu gosto. Fiz um puré de batata, abóbora e raiz de aipo (gosto muito de juntar raiz de aipo ao puré, como podem ver nesta outra receita). Quando os legumes estavam cozidos, juntei 1 fio de azeite, meia lata de leite de côco e temperei com sal, pimenta branca, acafrão e um pouco de noz moscada, deixei apurar uns minutos, e retirei do lume.

 

Enquanto os legumes cozinhavam, triturei a carne no processador (cerca de 5 febras de porco pequenas) com 1 saco de espinafres, e levei uns minutos ao lume numa frigideira com alho picado, 2 colheres de sopa de polpa de tomate, ervas aromáticas (oregãos e manjericão) e um fio de vinagre balsâmico.

 

Por fim, passei os legumes com a varinha mágica até se transformarem num puré cremoso, e montei o empadão. Comecei por colocar metade do puré num pirex forrado com papel vegetal, por cima coloquei a carne com espinafres e por fim a segunda camada de puré.

 

Para finalizar, e em alternativa ao tradicional ovo, ou menos tradicional queijo, polvilhei o empadão com linhaça - 2 colheres de sopa cheias, temperadas com oregãos, paprika e manjericão.

 

Cozinhei o empadão cerca de 40 minutos num forno pré-aquecido a 180º, até a crosta estar dourada, e o empadão a borbulhar.

 

IMG-20161016-WA0005.jpg

 

 

Ingredientes:

Puré:

8 batatas médias (cerca de 600g)

1 raiz de aipo (cerca de 700g)

1 abóbora manteiga média

1/2 lata de leite de côco

1 colher de chá de acafrão

1 pitada de noz moscada e pimenta branca

 

Carne:

5 febras ou outro resto de carne (com granulado de soja também deve ficar bom)

1 saco de espinafres (cerca de 150g)

2 colheres de sopa de polpa de tomate

1 colher de chá de oregãos e manjericão secos

1 dente de alho picado

1 fio de vinagre balsâmico

1 fio de azeite

 

Crosta de Linhaça:

2 colheres de sopa de linhaça moída

1 colher de chá de oregãos, paprika e manjericão seco

 

Boas receitas!