Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Empadão de Lentilhas e Alga Kombu

Estas não são umas lentilhas quaisquer. Comprei-as na Maria Granel, recomendadíssimas, porque estas são "lentilhas beluga", as melhores do mercado. Como boa amante de lentilhas que sou, fiquei muito curiosa. Esta receita foi a estreia das beluga, e deixem-me que vos diga meu amigos que são mesmo maravilhosas!!! Obrigada pela recomendação, meninas! :)

 

Na verdade o empadão foi uma receita rédon (que é como quem diz, restos-de-ontem ;)). Uns dias antes tinha feito um tabuleiro de legumes no forno, nomeadamente batata doce, couve flor e curgete, temperados com azeite, sal, muita paprika fumada, oregãos, e levedura nuticional, que assei durante cerca de 1h a 180º. Os primeiros 30-40 minutos tapados papel de prata, e depois retirei para tostar. 

 [Sugestão para acompanhar os legumes: colocar 2 postas de bacalhau num pedaço de papel de prata ou vegetal, e temperar com azeite, alho, louro, uma pitada de pimenta preta e ervas frescas a gosto, embrulhar bem e assar durante 20 mins. Fica ultra suculento!]

 

Depois de já termos feito uma ou duas refeições com os legumes assados, achei que estavam a precisar de um upgrade. Coloquei tudo num tacho juntamente com um pouco de curgete que tinha congelada, um fio de água e deixei cozer uns minutos até os legumes se começarem a desfazer. Como já tinham sido temperados anteriormente, não foi necessário juntar mais nada. No final, passei tudo e corrigi o sal.

 

Entretanto, cozinhei 1 chávena de lentilhas durante cerca de 40 minutos. Juntei-lhes água (um pouco mais do dobro), 3 pedaços de alga Kombu - que ajuda a tornar as leguminosas mais facilmente digeríveis pelo organismo - sal e especiarias: anis, cardamomo, sementes de funcho, uma pitada de cominhos e louro. Quanto estavam tenras, e água tinha evaporado quase toda, retirei as sementes de anis, cardamomo e a folha de louro, e desfiz as algas com um garfo.

 

Finalmente, coloquei tudo num pirex em camadas (puré, lentilhas, puré) e polvilhei com 2 colheres de sopa de farinha de linhaça com ervas (usei oregãos, manjericão e um pouco de sal), e levei ao forno até tostar - cerca de 15 mins a 180º. Geralmente uso este "truque não-muito-secreto" em empadões e pratos de forno. É super simples, mas forma uma crosta maravilhosamente saborosa e nutritiva ;) E se lhes juntarem levedura nutricional, faz um "gratinado" espetacular, fica a dica ;)

 

Para acompanhar, e enquanto preparava o empadão, assei uma couve coração com um fio de azeite, molho de soja, e pedaços de alga wakame desidratada. Para não destoar ;)

 

IMG_20170724_224025 c.jpg 

 

 

Ingredientes:

 

Puré:

1 curgete média

1 batata doce grande

1 couve flor pequena/média

Paprika fumada

Levedura nuticional

Oregãos

Azeite

Sal

 

Lentilhas:

1 chávena de lentilhas

2 chávenas de água (um pouco mais )

3 pedaços de alga Kombu

Anis (2 ou 3 sementes)

Cardamomo em pó (1 colher de café)

Cominhos em pó (1 colher de café)

Sementes de funcho (1 colher de chá) 

1 folha de louro

Sal

 

Crosta de linhaça:

2 colheres de sopa de linhaça

Ervas secas a gosto

Sal

 

Temperar os legumes e levar ao forno cerca de 40 minutos tapados com papel de prata + 20 minutos destapados para tostar, a 180º.

Para os transformar em puré, cozer com um fio de água até estarem quase desfeitos, e passar com a varinha.

Cozer as lentilhas durante cerca de 40 minutos. Retirar as sementes, e desfazer as algas.

Colocar camadas do puré, e das lentilhas num pirex e levar ao forno com a "crosta" de linhaça até tostar.

 

IMG_20170723_194116 b.jpg

 

IMG_20170723_194707 b.jpg

 

IMG_20170723_194957 b.jpg

 

IMG_20170723_215427 c.jpg

  

IMG_20170724_212547 b.jpg

 

 

IMG_20170724_213153 b.jpg

 

IMG_20170724_223846 b.jpg

 

 Espero que gostem tanto quanto nós, e boas receitas!!