Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Cozinhar Quinoa

Esta semana uma colega perguntava-me como cozinho a quinoa. Pessoalmente, gosto de utilizar a quinoa para pratos doces e salgados, portanto cozinho-a sempre de forma muito neutra.

 

Passo-a primeiro por água, para não ficar amarga. Não sei pormenores científicos, mas a superfície da quinoa tem um químico que pode torná-la amarga, portanto convém lavá-la antes de utilizar. Depois torro-a na panela uns minutos antes de juntar o dobro da água, 3 ou 4 pedrinhas de sal, e deixo cozinhar 15 a 20 mins. Eu gosto da minha bem cozinhada. Se preferirem mais rija, cozinhem menos tempo :)

 

Geralmente faço uma boa quantidade para utilizar durante vários dias. E depois... É um mundo de possibilidades :) Pode ser usada para o pequeno almoço, juntando leite (sem lactose, no meu caso), sementes, frutos secos, fruta, etc. Como acompanhamento duma refeição (chilli com quinoa é maravilhoso, o P adora), salteada com legumes, ou ainda como substituto da carne ou do peixe, já que tem muita proteína. Beringelas recheadas com quinoa, molho de tomate e manjericão é uma das minhas receitas vegetarianas favoritas ;) Hei de publicá-la um dia destes.

 

 

 

Até lá, é só usar a imaginação, e cozinhar com amor :)

 

Bom fim de semana e boas receitas!