Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Cuscus com Edamame, Couve Portuguesa e Pinhões

Estamos oficialmente de férias!!! Yeeeaaahhhh!! :) Amanhã vamos para fora, portanto não estranhem o silêncio. Mas não queria ir sem vos deixar esta maravilhosa receita que fiz um destes dias para jantar. Foi uma daquelas receitas que nos deixou a revirar os olhos. That good :) E só demorou cerca de 15 minutos a fazer!! :)

 

Começei por saltear uma couve portuguesa - maravilhosa, vinda diretamente o quintal dos pais do P para o wok - num pouco de óleo de sésamo e tamari (mas podem usa molho de soja normal). Assim que a couve começou a reduzir, juntei meio saco de edamame congelado, e umas pedras de sal e deixei cozinhar cerca de 10 mins, até o edamame estar cozinhado. Entretanto cozi cuscus, apenas com água e sal, e torrei uma mão de pinhões numa frigideira - sem gordura - até estarem dourados, mexendo sempre para não queimarem.

 

Quando estava tudo pronto foi só empratar (até pareço uma profissional, a usar palavras caras de chef ;)): cuscus no fundo do prato, em cima a couve com edamame, e para finalizar, alguns pinhões e tomate seco picado. Usei apenas 1 tomate seco por prato, porque era tudo o que tinha, mas foi suficiente para lhe dar aquele toque ácido e salgado do tomate seco, sem se sobrepor aos restantes sabores. De revirar os olhos. Se houvesse mais, teríamos repetido. Como não havia, comemos calmamente, deliciando-nos com cada garfada, e ficámos a sonhar com o almoço do dia seguinte :)

 

Uma pequena nota: costumo usar o cuscus biologico da Seara, mas desta vez utilizei o da Nacional, que o P comprou um destes dias para experimentarmos. Definitivamente não é a mesma coisa. A receita ficou ótima, mas o cuscus da Nacional parece a massa que se utiliza para colocar na sopa. Sabem qual é? Prefiro o meu cuscus a saber a cuscus, e não a massa de sopa. De qualquer forma, se utilizarem outro cuscus a vosso gosto, tenho a certeza que só poderá ficar ainda melhor ;)

 

IMG_20160615_202959 c.jpg

 

Ingredientes (para cerca de 4 pratos):

250g de cuscus

1 couve portuguesa

1/2 saco de edamame congelado (segundo o site do Celeiro, deverão ser cerca de 150g)

Tamari/ molho de soja

1 punhado de pinhões

4 ou 5 tomates secos

Óleo de sésamo (ou azeite se preferirem)

Sal q.b.

 

 

Boas receitas, e até ao nosso regresso!!! :)