Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Receitas Tolerantes

Sou uma entusiasta da cozinha e da alimentação saudável, e cozinho com amor :)

Cuscus com Amêijoas e Salada Tricolor

Vi no outro dia uma receita num dos muitos livros do Jamie Oliver de esparguete com amêijoas. Tinha um aspecto de babar. E ficou-me da cabeça.

 

Ontem, a caminho de casa decidi fazer a minha própria versão. Comprei amêijoas, e mais uns ingredientes que tinha em falta e toca a cozinhar :) Numa frigideira, coloquei um fio de azeite, 4 dentes de alho esmagados, 1 kg de amêijoas, coentros com fartura, vinho branco e sal e deixei cozinhar uns 10 minutos, até abrirem todas e depois mais um pouco porque eu gosto delas bem cozinhadas. 

 

Enquanto as amêijoas borbulhavam alegremente, fervi 2 chávenas de água com uma de cuscus e umas pedras de sal, e assim que levantou fervura deixei repousar 10 minutos com a panela tapada. E entretanto preparei uma salada tricolor de legumes crus. No processador juntei 1 beterraba crua, um pedaço de abóbora e outro de curgete. Buzz buzz no bicho, e habemus salada de legumes laminados.

 

Quando tudo estava devidamente cozinhado, soltei os grãos do cuscus com um garfo, e coloquei por cima as amêijoas, escorrendo grande parte do molho. Eu sei que a parte melhor é a molhanga, devidamente ensopada em pão, mas também é o que mais engorda. Sem isso, as amêijoas até são relativamente saudáveis ;) Geralmente também gosto de saltear os cuscus com azeite, alho e salsa, ou coentros, mas como há sempre algum molho que passa das amêijoas por muito que as escorra, achei por bem saltar esse passo. Para acompanhar, temperei a salada apenas com azeite, vinagre e sal, e abrimos uma Sommersby para partilhar. Porque não? :) Com amêijoas cai sempre bem.

 

Um jantarinho simples, rápido, e bastante indulgente, óptimo para uma noite de Verão ;)

 

(Hoje para o almoço, à falta de amêijoas, juntei ao cuscus um fio de azeite temperado com alho, salmão fumado com sumo de meio limão e cebolinho e a mesma salada. Ficou igualmente bom ;))

 

 

 IMG_20150729_203055

 

 

Ingredientes (para 2):

1 kg de amêijoas

1 ramo de coentros

4 dentes de alho

Vinho branco q.b.

Azeite e Sal q.b.

 

Para o cuscus:

1 chávena de cuscus

1 chávenas de água

Sal q.b.

 

Salada tricolor:

1 beterraba média

200 ou 300g de abóbora

200 ou 300g de curgete

Tempero a gosto

 

 

Boas receitas!